Conheça 5 dicas imperdíveis para economizar no preço de seguro

A cada dia, contratar um seguro para proteger seu patrimônio se torna essencial. O grande problema é que o preço de seguro pode ser muito alto — porém, isso depende de vários fatores.

O valor do seguro pode variar de uma seguradora para outra. Por esse motivo, é preciso que você adote algumas estratégias para adquirir um serviço que atenda a sua necessidade, mas que caiba no seu orçamento.

Pensando nisso, vamos mostrar neste texto algumas dicas práticas que vão ajudar você a economizar no seguro. Confira!

1. Avalie a melhor franquia

A franquia é a quantia que o segurado é responsável em pagar nos casos de sinistros em que não ocorra a indenização integral.

Quando você consegue escolher o tipo de franquia adequada, isso ajuda bastante a reduzir o valor do seguro. Por exemplo: você pode escolher a franquia normal, onde pagará o valor total definido para a categoria do seu bem; ou a franquia reduzida, em que paga a metade do valor da categoria do seu patrimônio.

Grupos com as mãos sobrepostas.

2. Preencha o formulário de risco corretamente

Quando você cota um seguro, é necessário preencher um formulário com várias perguntas. Informe todos os dados corretamente e não minta ou omita informações.

É com fundamento nas suas respostas que as seguradoras vão avaliar o verdadeiro risco que sua apólice pode ter e, assim, definir qual o valor do prêmio a ser pago.

3. Realize cotações em várias seguradoras

Comparar os valores de cada seguradora pode ser muito vantajoso, pois o preço de seguros varia conforme a empresa.

Além do preço, você pode avaliar a eficiência nos casos de sinistro de cada uma, burocracia, tempo gasto para solução do problema, entre outros.

Algumas corretoras de seguros possibilitam a solicitação de uma cotação on-line. Dessa forma, você consegue realizar várias pesquisas em poucos cliques.

4. Contrate somente os serviços que precisa

É normal que o seguro seja ampliado para outros serviços. Contudo, eles só devem ser contratados caso possam ser utilizados por você, pois esses benefícios adicionais não são gratuitos. Por isso, veja quais opções existem e quais são importantes e necessárias.

5. Conte com uma corretora habilitada

Mesmo quando você realiza uma simulação on-line, recebe o contato de um corretor de seguro, para que possam ser sanadas quaisquer tipo de dúvidas.

O corretor pode ajudar nos pontos que não foram bem esclarecidos e ainda orientar na contratação do seguro mais adequado de acordo com seu caso.

Algumas vezes, o corretor apresenta propostas que não constam na cotação inicial, sem falar na possibilidade de adquirir alguns descontos extras.

Contudo, antes de confiar em qualquer corretora, verifique se ela está devidamente habilitada e se o corretor se encontra registrado junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Afinal, apenas profissionais autorizados podem atuar nessa área.

Viu como é fácil economizar no preço de seguro? Como existem diversas propostas disponíveis no mercado, o importante é que você analise bem o que melhor se adéqua à sua realidade, atenda a sua necessidade e garanta a proteção do seu patrimônio sem pesar no seu bolso.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem melhor sobre o assunto!