Você sabe como ter a melhor cobertura de seguro residencial?

Cada vez mais, os brasileiros têm percebido a necessidade de protegerem o seu imóvel. No entanto, muitos ainda não descobriram qual o melhor seguro residencial, quais são as principais coberturas e vantagens desse tipo de serviço.

Possivelmente, o imóvel é o seu bem de maior valor e protegê-lo significa garantir que os imprevistos não serão capazes de abalar o patrimônio construído ao longo de muitos anos de trabalho. Além disso, esse investimento ajuda no controle financeiro, já que o segurado poderá eliminar diversos gastos decorrentes de emergências.

Quer saber qual o melhor seguro residencial? Confira a seguir tudo o que você precisa saber!

Conversa entre um homem e uma mulher, o homem está anotando oque a mulher diz.

O que é o seguro residencial?

O seguro residencial é uma modalidade de serviço que tem como objetivo conferir proteção aos imóveis residenciais. Sejam eles usados como moradia habitual, seja como local para passar férias ou temporadas. No entanto, cabe ressaltar que essa modalidade de seguro é destinada apenas a proteção de residências individuais, tais como casas, apartamentos e sobrados.

A principal característica desse tipo de apólice é o fato de ela ser multiriscos. Ou seja, trata-se de uma modalidade de seguro que oferece proteção contra diversos riscos. Continue a leitura e entenda melhor!

Quais as coberturas do seguro residencial?

O primeiro passo para compreender as coberturas do seguro residencial é ter clareza que ele cobre os danos na construção. Ou seja, a quantia da indenização não corresponde ao valor total do imóvel, mas aos gastos relacionados à restituição de bens danificados, furtados ou roubados, bem como aqueles necessários à reconstrução.

Assim como no seguro automotivo, as coberturas são definidas na apólice. Elas são delimitadas de acordo com a disponibilidade dos serviços oferecidos pela seguradora e, claro, pelas necessidades do cliente. Portanto, no momento de contratar o seguro, além de optar pelas coberturas fundamentais. Você poderá proteger a residência de outros riscos e contar com diversos serviços oferecidos pela empresa.

No caso do seguro total, por exemplo, o ambiente fica segurado nas ocorrências de explosões, incêndios, roubos, furtos, desmoronamento, danos a terceiros, raios e outros fenômenos da natureza. Sempre que necessário a empresa contratada deverá reconstruir ou consertar o que foi danificado, o que inclui tubulações, acabamentos, janelas, pintura, forros etc.

Cabe lembrar que o valor do investimento varia de acordo com o plano escolhido. Ou seja, quando o seguro é contratado para proteger eventos menos recorrentes, o custo é menor. Quando ele tem que cobrir sinistros que acontecem com mais frequência, o valor pode aumentar.

Conversa entre um casal, o homem está apontando para algo no notebook, estão felizes.

Quais são as vantagens da apólice residencial?

Como você viu, o seguro residencial oferece proteção ao seu patrimônio em diversas situações. Por exemplo, nos casos de incêndios, furtos, roubos, alagamento etc. No entanto, esse não é seu único benefício. Além de cobrir eventuais danos ao imóvel, a contratação de uma apólice residencial tem as seguintes vantagens:

  • preço acessível — o valor pago no seguro é inferior ao valor que você gastaria caso tivesse que cobrir os prejuízos causados por algum infortúnio;
  • planos personalizados — com o auxílio de um corretor, o segurado pode escolher as coberturas e o plano que mais se adéqua a sua realidade;
  • assistência 24 horas — alguns planos incluem serviços emergenciais, tais como de chaveiro, bombeiro hidráulico e eletricistas;
  • help desk — alguns planos oferecem serviços para solucionar problemas com aparelhos eletrônicos, como computadores, TV, videogame, celulares etc.
  • descontos — algumas seguradoras contam com parcerias para oferecer descontos em outros serviços, por exemplo, aluguéis de carro, restaurantes, transportadoras, eventos culturais etc.
  • check-up automotivo — engloba serviços gratuitos de avaliação da suspensão, pneus, freio, direção, óleo e filtros do veículo;
  • atendimento em clínicas veterinárias — alguns planos oferecem ainda atendimentos para seu pet em clínicas veterinárias.

Como escolher a melhor cobertura para sua residência?

Agora que você já sabe o que é o seguro residencial e conhece os inúmeros benefícios que ele oferece para você e sua família, continue a leitura e veja o que você precisa levar em consideração na hora de contratar o serviço!

Entenda suas necessidades

A primeira coisa que deve ser feita é entender quais necessidades devem ser atendidas pela apólice. Só a proteção básica é o suficiente ou existem outros riscos no local onde você mora? Depois de fazer essa avaliação, fica mais simples identificar o melhor plano e garantir o sucesso da proteção.

Ajuste as coberturas básicas com as adicionais

Como já foi dito, a apólice básica compreende, obrigatoriamente, proteção contra incêndio, raio e explosão. Mas, como as seguradoras oferecem outros tipos de coberturas, para fazer a melhor combinação, faça uma análise detalhada da localização do imóvel e de suas características para descobrir a quais riscos sua residência está mais suscetível. Nessa etapa, o ideal é que você recorra ao auxílio de um corretor.

Conversa entre dois homens, um está apontando para algo no papel.

Procure por uma seguradora confiável

Para evitar problemas quando for preciso utilizar os serviços do seguro e ter todas as garantias do contrato cumpridas, escolha uma seguradora efetiva e experiente no mercado.

Portanto, busque conhecer melhor a empresa antes de contratá-la. Visite o site da seguradora, verifique suas avaliações nas páginas de reclamações e, ao entrar em contato, observe a qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Lembre-se de que além de reconhecida pelo mercado, a empresa deve ser regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)

Conheça sua apólice de seguro

A melhor forma de entender cada detalhe do seguro residencial escolhido é ler com atenção o contrato. Por isso, antes de assinar o documento, faça todas as averiguações necessárias e jamais deixe as dúvidas de lado.

Elas devem ser esclarecidas no momento da negociação para evitar possíveis dores de cabeça. Portanto, pergunte sempre que necessário. Dê especial atenção às cláusulas que dispõem sobre as coberturas contratadas, valor da franquia, preço, data da vigência, forma de pagamento etc.

Além disso, antes de fechar o negócio, compreenda quais são os procedimentos necessários nos casos de sinistro. Ou seja, o que você precisará fazer, por exemplo, caso ocorra um incêndio em seu imóvel. Saber exatamente como proceder nos momentos emergenciais e seguir as exigências da seguradora possibilitará que a liquidação de sinistro aconteça o mais rápido possível.

Imprevistos acontecem, não é mesmo? Como você observou, saber qual o melhor seguro residencial e recorrer a uma empresa confiável permite ao segurado desfrutar de diversas vantagens, eliminar os prejuízos e, claro, garantir a qualidade de vida daqueles que residem no imóvel.

Enfim, agora que você já sabe qual o melhor seguro residencial. Que tal curtir nossa página no Facebook para acompanhar as novidades e se manter informado sobre as melhores proteções patrimoniais?

Imagens: Conversa, notebook, reunião.