Por que ter um seguro de responsabilidade civil profissional ou empresarial?

seguro de responsabilidade civil
O seguro de responsabilidade civil profissional ou empresarial garante o pagamento de indenizações e cobertura de danos causados a terceiros.

O seguro de responsabilidade civil é uma apólice que garante o pagamento de indenizações e cobertura de danos causados a terceiros no exercício profissional ou empresarial, além de cobrir os custos com advogados.

O seguro de responsabilidade civil profissional ou o empresarial é a solução para lidar com danos a terceiros.

Quando contratamos seguros, nossa intenção é proteger nosso patrimônio e combater ativamente os prejuízos. Mas, o que fazer quando os riscos fogem completamente do nosso controle, podendo causar danos a terceiros? O seguro de responsabilidade civil profissional é a solução para lidar com esse cenário.

Essa apólice tem como objetivo ressarcir danos, custear despesas judiciais decorrentes de indenizações e ainda manter a reputação profissional intacta. Neste texto, conheça mais detalhadamente esse tipo especial de seguro!

O que é o seguro de responsabilidade civil profissional?

É importante entender que incidentes desagradáveis podem ocorrer, causando prejuízo às vítimas diretas e às empresas. Assim, o seguro de responsabilidade civil profissional é uma apólice que garante o pagamento de indenizações e cobertura de danos causados a terceiros no exercício profissional, além de cobrir os custos com advogados.

Para quem ele é indicado?

O seguro é indicado para profissionais ou instituições que lidem com trabalhos que envolvam riscos e que queiram se proteger. É importante ressaltar que não se trata apenas da possibilidade de acidentes e prejuízos físicos, mas também de danos materiais, como perdas financeiras significativas.

Essa modalidade de seguro ajuda o contratante a estabelecer uma reputação de responsabilidade no trato profissional. E, ainda impede possíveis processos judiciais que possam danificar a imagem da empresa no futuro.

O seguro também se aplica a pessoas física, não se limitando a empresas. Por exemplo, podemos citar possíveis vítimas de erros médicos, como no caso, as apólices seriam destinadas à correção de diagnósticos e tratamentos equivocados.

Além disso, o seguro de responsabilidade civil garante uma cobertura para um cliente que fique insatisfeito com o serviço de determinada empresa, por exemplo.

Quais são as modalidades oferecidas?

Entre as modalidades oferecidas pelas apólices do seguro de responsabilidade civil estão:

  • ambiental;
  • operações/empregador;
  • prestação de serviços em locais de terceiros;
  • produtos nacionais/exportação;
  • eventos e entretenimento.

Quais são as coberturas desse tipo de seguro?

Esse seguro engloba dois tipos de prejuízos provocados a terceiros:

  • dano material: quando afeta aos bens da vítima do evento;
  • dano pessoal: quanto atinge a integridade física da vítima.

Nas duas situações, a ação do responsável pelo dano não pode ser provocada intencionalmente.

Quais são as suas vantagens?

O próprio seguro é um diferencial competitivo para qualquer tipo de negócio. Pois, mostra aos clientes que os serviços prestados pela empresa estão protegidos por uma apólice sólida.

Muitas vezes, gestores procuram se resguardar contra reclamações e ações judiciais em razão de danos involuntários. Que fogem ao controle dos líderes da organização. Contratando o seguro, os empresários são amparados pelo contrato, diminuindo significativamente os riscos.

A garantia de uma proteção financeira sólida e a tranquilidade que um seguro de responsabilidade civil proporciona ao gestor são os principais benefícios decorrentes da contratação desse contrato de responsabilidade.

O seguro é um bom investimento, também, para empresários autônomos e profissionais liberais, em geral, mais vulneráveis aos danos financeiros. Com a contratação do serviço, a seguradora arca com todas as despesas judiciais necessárias para reparar os danos causados a clientes no exercício profissional.

Portanto, é importante ter em mente que a proteção relacionada a esse seguro se limita à esfera civil, com o dever de reparo financeiro aos danos causados. O profissional pode ser, ainda, responsabilizado na esfera administrativa ou criminal, dependendo da gravidade da ocorrência.

Previsão das despesas

Riscos são assumidos quando certas atividades são exercidas, mesmo assim, somente algumas pessoas se preparam para eventuais prejuízos. Dessa forma, o seguro é uma maneira de tornar as despesas previsíveis. Isso significa que, ao invés de arriscar em ter que pagar uma indenização alta, que muitas vezes não cabe no orçamento da empresa, o segurado assume a responsabilidade por meio do pagamento de um valor fixo mensal ou anual.

Proteção ao patrimônio

Em uma demanda judicial de indenização, o patrimônio do devedor será usado para o pagamento do montante estabelecido à vitima do dano. Por isso, contar com um seguro de responsabilidade civil evita a exposição de bem relevantes, como apartamentos, valores em contas bancárias, automóveis, entre outros.

Garantia de indenização às vítimas

Na maioria dos casos, o provocador do acidente pretende reparar o dano, no entanto, não tem o valor necessário, e o seguro também é uma estratégia de assegurar a indenização das vítimas caso algum acidente aconteça.

O que é o seguro E&O médicos

Esta modalidade de seguro, tem por objetivo cobrir perdas financeiras decorrentes de falhas profissionais causadas por ações, erros e/ou omissões (E&O) inerentes à atividade desenvolvida por profissionais da saúde (médicos, dentistas e outros profissionais da saúde), preservando assim o seu patrimônio e a sua tranquilidade na atuação profissional em caso de litígios, bem como a garantia da reparação do dano ao terceiro.

Dentro das coberturas básicas que compõem esta modalidade, como:

  • Erro ou omissão no exercício da profissão
  • Danos morais
  • Honorários advocatícios e custas judiciais decorrentes da reclamação do paciente
  • Acidentes de uso ou conservação de consultório

A experiência e expertise da LGD Seguros, acumuladas desde 1988, credencia a empresa a oferecer contratos mais completos com garantias escaláveis e abrangentes para a sua profissão.

O seguro E&O médico garante tranquilidade para o profissional de saúde

Confira nosso portfólio de coberturas:

  • Despesas de Defesa: despesas judiciais desembolsadas em processos nas esferas cível, criminal, administrativa e conselhos. Englobam honorários advocatícios, laudos periciais, depósitos recursais, sucumbências e demais despesas que se façam necessárias.
  • Acordo Judicial e/ou Extrajudicial: pagamento do valor acordado (limitado ao valor da cobertura) diretamente ao terceiro demandante.
  • Ressarcimentos: ressarcimento prévio a fim de evitar possíveis acionamentos judiciais.
  • Condenação Judicial: pagamento integral de indenizações (limitado ao valor da cobertura) em casos onde o segurado seja condenado em decisão terminativa judicial.

Nossos Diferenciais

  • Assistência Jurídica: com advogados especialistas em direito médico para resolução de crises, inclusive em redes sociais.
  • Concierge Resolutivo: especialistas para agilizar todo o processo com a seguradora, desde a contratação até na liquidação do sinistro.
  • Apoio Terapêutico: disponibilização de psicólogo para apoio, tratamento e restabelecimento da saúde mental do segurado.
  • Pagamento Facilitado: planos com parcelamento em até 12 vezes.
  • Consultoria Financeira: profissionais especialistas em proteção financeira oferecem um planejamento personalizado de acordo com o seu perfil.
  • Retroatividade: possibilidade de retroatividade de até 5 anos para seguros novos ou renovações.
  • Descontos: descontos exclusivos em negociações coletivas.
  • Custas Emergenciais: caso necessário, para minimizar ou evitar reclamações futuras.
  • Despesas Suplementares: caso precise comparecer a uma audiência, julgamento ou qualquer motivo relacionado ao caso.
  • Prazos suplementares: caso necessário em situações específicas de reclamações e/ou demandas
  • Honorários Retidos: até que a situação seja resolvida.
  • Calúnia, Injúria e Difamação: decorrente da sua prestação de serviço profissional.
  • Omissão de Socorro: caso seja acusado, na sua prestação de serviço profissional.
  • Infecção Hospitalar: caso seja envolvido em demanda judicial decorrente.
  • Chefe de Equipe ou Diretor Médico: caso exerça esta ou posição similar, mesmo que o ato médico tenha sido praticado por outro profissional sob sua responsabilidade.
  • Cobertura Extensiva para a PJ: caso possua, para o desempenho de suas atividades profissionais e esta empresa sofra uma reclamação por alegado ato médico praticado pelo segurado.
  • Danos à Reputação: decorrente da sua prestação de serviço profissional.
  • Tratamentos por Telemedicina: decorrente de um ato ocorrido durante procedimento de telemedicina, desde que realizado pessoalmente ou sob a supervisão do segurado.

Importante: a cobertura da apólice RC Profissional pode se estender por até 3 anos dentro dos fatos previstos na apólice, mesmo se ela não seja renovada.

O que é o seguro de riscos de engenharia?

Já que estamos falando sobre o seguro de responsabilidade civil, é importante conhecer o que é o seguro de riscos de engenharia, que garante a proteção de riscos que atingem todo tipo de obra na construção civil, bem como a instalação e montagem de máquinas e quebra de equipamentos de produção (acidental e repentina).

Apesar de ser uma modalidade pouco utilizada no país, é importante para qualquer tipo de obra ou reformas, tendo em vista que, as responsabilidades jurídicas, financeiras e materiais são várias caso algum problema aconteça.

Quem pode contratar esse seguro?

Podem contratar o seguro de riscos de engenharia o construtor ou proprietário da obra, já que os dois têm interesse na sua finalização.

Quais são as coberturas?

Um seguro de risco de engenharia fornece várias coberturas para os segurados. Entre os principais fatores que podem ser indenizados estão:

  • danos da natureza;
  • explosão;
  • incêndio;
  • dados físicos;
  • roubo.

Coberturas adicionais também podem ser contratadas, como erro de projeto, responsabilidade civil geral e cruzada, desentulho, perda do lucro esperado, manutenção simples e ampla, entre outros.

A classificação dos riscos de engenharia abrange muitas categorias, divididas em duas etapas: antes e depois do funcionamento. 

Antes do funcionamento, as modalidades são: obras civis em construção (OCC), instalação e montagem (IM) e obras civis em construção, instalação e montagem (OSS/IM). Já na etapa em funcionamento são: quebra de máquinas (QM), equipamentos eletrônicos (EE), danos na fabricação (modalidade também conhecida como Works damage).

Além disso, podem ser incluídas, na etapa em funcionamento, as espécies combinadas com outros ramos de seguros, como: lucros cessantes devido a quebra de máquinas (LC/QM) e quebra de máquinas com interrupção da produção (QM/IP), riscos operacionais (RO) e funcionamento operacional.

Nas modalidades de obras civis em construção e instalação e montagem, o seguro fornece coberturas amplas e elimina a quantidade limitada de perigos. Por este motivo, é visto como seguro all risks. Todo o risco que não é especificamente apontado na apólice como risco excluído está coberto de forma automática. Já na quebra de máquina, os riscos cobertos são mencionados nas apólices.

O cotidiano de um profissional está cheio de eventualidades e riscos, mas um seguro de responsabilidade civil profissional proporciona as precauções necessárias para se proteger. Por isso, consulte uma corretora de seguros de confiança e garanta a sua apólice!

Que entender mais sobre seguros os seguros existentes e contratar o melhor para você? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

O seguro de responsabilidade civil empresarial é um contrato que busca reparar o dano causado que, muitas vezes, ocorrem por circunstâncias impossíveis de controlar, mas que podem significar uma grande perda patrimonial para a empresa e para os seus sócios.

Ter ou gerir uma empresa, independentemente do seu porte, é uma tarefa que exige muitos cuidados. Mesmo buscando prestar os serviços com a maior atenção e qualidade, algumas situações difíceis podem ocorrer. Por isso, ter um seguro de responsabilidade civil empresarial é muito importante, pois é ele que vai assegurar o seu negócio em caso de uma possível responsabilização por danos.

Se você quer saber os benefícios que um seguro de responsabilidade civil empresarial pode trazer para o seu empreendimento, não deixe de ler este post!

O que é seguro de responsabilidade civil empresarial?

A responsabilidade civil é o dever de reparar um dano provocado por outra pessoa, e está incluído em todas as ações humanas. E as práticas empresariais também podem ser responsabilizadas por algum tipo de estrago provocado na prestação de serviços, independentemente de culpa.

O seguro de responsabilidade civil empresarial é um contrato que busca reparar o dano causado e que, muitas vezes, ocorrem por circunstâncias impossíveis de controlar, mas que podem significar uma grande perda patrimonial para a empresa e para os seus sócios.

O seguro de responsabilidade empresarial tem as mais diversas coberturas que atendem especificamente ao seu negócio.

A cobertura

Geralmente, o seguro cobre os seguintes custos:

  • gastos com defesa: coberturas dos gastos relativos a defesa judicial por causa de uma reclamação de terceiros;
  • reparações e indenizações: cobertura dos gastos com ressarcimentos e indenizações por acordos e condenações.

As modalidades

O seguro de responsabilidade civil empresarial pode ser ajustado por diversos ramos empresariais, entre eles:

  • estabelecimentos industriais e comerciais;
  • hotéis e restaurantes;
  • shoppings centers;
  • farmácias e drogarias;
  • clubes;
  • clínicas médicas e odontológicas;
  • escolas e universidades.

A vigência

O prazo de vigência da apólice é o que estabelece o início e o término da validade das coberturas ajustadas. O período deve contar de forma expressa no contrato.

O âmbito da cobertura

Normalmente, as apólices oferecem coberturas ao acontecido nos locais segurados no Brasil.

Porém, algumas empresas seguradas que podem estar submetidas a processos no exterior podem contratar as coberturas internacionais por meio da inserção de cláusulas especiais nas apólices com o acréscimo de prêmio apropriado.

O valor das indenizações

Analisada a responsabilidade civil da empresa segurada, a corretora de seguros fará o reembolso no valor dos danos minuciosamente apurados até o limite do valor contratado por sinistro.

Dentro do valor máximo, a seguradora também reembolsará a quantia relacionada aos custos judiciais e aos honorários advocatícios, desde que a cobertura do seguro esteja regular e que seja possível devido à situação do acidente.

Caso o reembolso exceda o limite de responsabilidade, a seguradora não arcará com as despesas judiciais e responderá pelos prejuízos até o valor do seguro.

Qual é a importância das informações corretas no momento da contratação?

Antes de tudo, é muito importante que você se informe do enquadramento correto da sua empresa, pois o seguro é um serviço que presume a boa-fé contratual.

Compete à seguradora informar todas as condições contratuais de forma escrita e precisa e ao segurado comunicar os dados e as circunstâncias que entender serem importantes para a confecção da proposta de maneira correta e verídica.

A penalidade por divulgação de informações falsas consiste na anulação das coberturas referentes ao contrato do seguro de responsabilidade civil empresarial.

A proteção da carga nos transportes de importação e exportação é muito importante para garantir o desenvolvimento do negócio e, para que isso ocorra, ter um seguro de responsabilidade civil é essencial.

O seguro de responsabilidade civil garante cobertura nos mais diversos incidentes, entre eles, riscos de perdas e danos materiais de mercadorias, independentemente da via (terrestre, área ou marítima), perdas, avarias, dentre outros, oferecendo maior tranquilidade para a empresa em relação aos riscos que podem ocorrer ao exercer suas atividades.

Pensando nisso, vamos mostrar para você os principais pontos e vantagens relativos ao seguro de responsabilidade civil. Acompanhe!

1. Garantia da segurança e tranquilidade financeira

A contratação de um seguro de responsabilidade civil para o transporte de carga garante mais tranquilidade aos donos da mercadoria, pois, caso ocorra algum problema, como furto, avarias e roubos, é possível contar com a indenização para reparar as perdas financeiras.

2. Aumento da credibilidade do negócio

Para progredir no mercado internacional, a empresa deve mostrar aos seus clientes que se encontra cada vez mais preparada contra os problemas que podem prejudicar a marca fora do país.

O seguro protege contra a probabilidade de responder judicialmente por danos ocasionados a terceiros, além de possíveis eventualidades que podem gerar grandes prejuízos e que comprometem a situação financeira do negócio.

Essa tendência de responsabilização expõe as organizações a riscos que devem ser analisados na sua condição de produtor e exportador. Por isso, é tão importante estar assegurado contra essas eventualidades que podem ocasionar a responsabilidade civil. Com o seguro, a empresa ganha créditos com os seus clientes e colabora para a valorização e imagem global da marca.

3. Auxílio de uma corretora que ofereça as soluções necessárias

A corretora vai realizar uma avaliação para conhecer as particularidades das atividades desenvolvidas por cada segurado com a finalidade de garantir que os riscos ao qual estão expostos sejam completamente cobertos pelo seguro.

Por esse motivo, é fundamental que antes da contratação do seguro, seja feita uma análise minuciosa das condições da apólice por uma empresa especializada.

4. Agilidade nas fases da regulação do sinistro

Quando a seguradora é comunicada sobre o sinistro, inicia-se um processo administrativo chamado regulação do sinistro. Por meio dele a empresa vai verificar se o dano tem cobertura na apólice, pagamento do prêmio, narrativa do segurado sobre o ocorrido, montante da indenização etc.

O processo de regulação do sinistro é um conjunto de procedimentos designados para tipificar o evento, conferir a cobertura, estimar as perdas cobertas, entre outros, e quando ela ocorre de uma maneira ágil, o pagamento do valor devido acontece mais rapidamente.

A contratação de um seguro de responsabilidade civil permite que os exportadores ganhem uma vantagem competitiva internacionalmente. Isso porque entende-se que a mercadoria é segura, além da certeza da responsabilidade pela entrega no país originário da compra. Por consequência, isso traz maior estabilidade e continuidade do negócio.

Você já importou ou exportou cargas? Utilizou algum tipo de seguro? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!

Foto de HH E on Unsplash

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.