Seguro de vida coletivo ou individual? Conheça as vantagens de cada um
Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, e por mais planejamentos que possam ser feitos, os impactos dessas situações podem ser gigantes na vida de uma pessoa. O seguro de vida coletivo ou individual é uma ótima alternativa para propiciar maior segurança para você e sua família e, por este motivo, é importante conhecer melhor sobre eles.
Trata-se de uma maneira de garantir a proteção financeira contra várias intercorrências que possam surgir ao longo da vida, propiciando as condições ideias para arcar com o sustento e despesas básicas pelo tempo necessário para que as finanças se restabeleçam.
Quer entender melhor como eles funcionam e suas diferenças? Então, continue sua leitura!
O que é o seguro de vida coletivo?
É um seguro contratado por empresas, válido somente para funcionários, sindicatos e organizações. Isso quer dizer que ele atende um grupo de pessoas ligadas por um vínculo em comum, denominada estipulante por ser quem vai negociar as condições e contratar um seguro válido para todos os interessados, estabelecendo se haverá a necessidade ou não da contribuição dos membros envolvidos no pagamento do prêmio.
O que é o seguro de vida individual?
O seguro de vida individual é aquele contratado diretamente pela pessoa interessada na seguradora ou por meio de um intermediário (corretor), onde a apólice é mais personalizada conforme as necessidades do contratante. O pagamento do prêmio é obrigatório e o valor deve ser estipulado considerando as condições informadas na apólice.
Quais as vantagens desses seguros?
Tanto o seguro de vida coletivo quanto o seguro de vida individual gera vantagens para os seus contratantes e beneficiários. Veja a seguir quais são!
Seguro de vida coletivo
- comodidade;
- custos mais baixos;
- motivação dos colaboradores;
- segurança para os dependentes.
Seguro de vida individual
- personalização da apólice;
- segurança e proteção de suas necessidades;
- segurança dos dependentes.
Quais são as coberturas do seguro de vida?
Antes de contratar um seguro é imprescindível conhecer quais são as suas coberturas básicas e quais podem ser adicionadas de acordo com o contrato.
Coberturas básicas
- morte natural ou acidental;
- invalidez total ou parcial.
Coberturas adicionais
- diárias por incapacidade temporária;
- doenças graves;
- assistência funeral familiar ou individual;
- despesas médico-hospitalares e odontológicas;
- diária por internação hospitalar.
Alguns seguros cobrem também os cônjuges e filhos, além de assegurar auxílio à eles caso alguma coisa ocorra com o titular.
O que deve ser considerado caso deseje contratar uma dessas modalidades de seguro?
Alguns cuidados devem ser tomados e pontos observados ao fazer a contratação de um seguro de vida. Conheça alguns deles!
Seguro de vida coletivo
- defina o perfil do quadro de colaboradores;
- estabeleça a forma de custeio
- escolha a regra para o capital segurado;
- solicite recomendação de outras empresas;
- averigue reputação da seguradora;
- leia todas as cláusulas da apólice, etc.
Seguro de vida individual
- avalie a imagem da seguradora;
- fique de olho no prazo de vigência da apólice;
- observe o tempo de carência;
- veja se as coberturas definidas no contrato atendem suas necessidades ou se será preciso personalizá-las, entre outros.
Agora que você conhece as principais diferenças entre seguro de vida coletivo e seguro de vida individual, não espere mais para contratar o mais adequado conforme a sua realidade, aproveitar todas os benefícios que ele pode proporcionar e garantir sua tranquilidade, de sua família e de seus funcionários, se for o caso, nos momentos mais difíceis.
Quer contratar o seguro de vida mais adequado? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!