Já ouviu falar no seguro para a colheita? Entenda melhor!

Contratar um seguro para a colheita traz inúmeros benefícios para o produtor rural, principalmente quando o assunto é previsibilidade da plantação. Se você perde o sono temendo que pragas, intempéries e outros imprevistos atrapalhem o ciclo da sua plantação, ele foi feito para você.

E a contratação é facilitada, uma vez que há diversos subsídios para os produtores rurais brasileiros, assim como incentivos para evitar prejuízos no agronegócio. O fluxo agrícola, do plantio à venda, passando pela colheita e negociação, é importante para o funcionamento do país, e merece atenção por parte do governo.

Neste artigo, explicaremos o que é seguro para a colheita e por que vale a pena investir um pouco mais na previsibilidade da produção. Gerando tranquilidade e recuperando esse dinheiro depois.

Pessoa colhendo uma planta

O que é seguro para a colheita?

Trata-se de uma modalidade que cobre o produtor rural quanto a riscos que possam impactar sua colheita. Assim, ele pode se precaver quanto a imprevistos climáticos (como a ausência ou excesso de chuvas, geadas e fenômenos como raios), pragas e outros contratempos que afetem a produção.

Sendo assim a função desse seguro é fornecer previsibilidade ao produtor. Se estiver certo de sua rentabilidade e puder, inclusive, arcar com os prejuízos caso ela não saia como o esperado, ele não perde poder de negociação.

Como é a cobertura do seguro para a colheita?

Caso se confirme alguma das situações que descrevemos acima — secas, geadas, chuvas excessivas, acidentes que afetem a lavoura e outros. Uma renda mínima é garantida ao produtor, permitindo, inclusive, o custeio da próxima colheita. Assim, você garante que esses problemas sejam pontuais e não afetem o ciclo da sua produção como um todo.

Qualquer produtor pode contratar o seguro, desde que sua categoria se enquadre e esteja conforme as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Se o sinistro acontecer, o procedimento é simples: basta avisar a seguradora a respeito por meio do corretor. Sendo assim ela procederá em uma avaliação dos eventos que levaram à perda da plantação e determinará o pagamento da indenização.

Pessoas discutindo sobre o seguro para a colheita

Por que escolher uma corretora de qualidade?

A corretora é responsável por avaliar os riscos da sua lavoura, fazendo projeções que levam à escolha da melhor modalidade de seguro para o seu caso. Assim, experiência no assunto é fundamental.

Portanto são critérios ótimos para escolher a sua seguradora: reputação no mercado, anos de experiência com a categoria de seguro que você pretende contratar, atendimento personalizado e um leque de opções que permita um tipo de apólice direcionado aos seus problemas.

Nós, da LGD Corretora de Seguros, estamos no mercado há mais de 30 anos. Atuamos identificando e avaliando riscos e orientando nossos clientes sobre as diversas modalidades de seguros.

Enfim, nossa equipe conta com profissionais experientes, que ajudaram a nos tornarmos referência em atendimento personalizado, reunindo qualidade e inovação, além de inspirar confiança e credibilidade.

Quer uma análise e a indicação da melhor modalidade para o seu seguro para a colheita? Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas. Eles estão prontos para ajudá-lo!

Imagens: colheita, sucesso.