O que é e como funciona o seguro plantio?

O seguro plantio é uma segurança para o produtor rural que deseja garantir uma colheita tranquila da sua safra. Afinal, quando se trabalha junto a natureza, não tem como antecipar alguns incidentes.

Quem planta, sabe muito bem as dificuldades que o trabalho do campo representa. São meses de trabalho duro e muita dedicação e cuidado com a plantação, para chegar a época de colheita e finalmente colher os resultados.

Agora já pensou em perder todo seu investimentos, em virtude de ações climáticas que fogem do seu alcance? É por esse motivo que o seguro plantio é tão importante.

O seguro plantio, ou seguro agrícola, como também pode ser chamado é a modalidade de seguro rural mais importante e também a mais comercializada em nosso país, o que lhe torna o seguro rural mais popular. Ele garante a segurança da plantação desde o plantio até a colheita.

Esse seguro é de suma importância para o produtor, uma vez que cobre o plantio agrícola contra perdas causadas por diversos fatores e fenômenos climáticos tais como: geada severas, granizo, secas, raios, pragas, incêndios entre outros itens que podem ser adicionados a apólice.

Quer saber mais sobre esse seguro tão importante? Então vem comigo!

O que é o seguro plantio?

Como já falamos o seguro plantio, é uma forma de o produtor assegurar sua plantação contra diversos imprevistos que podem prejudicar a colheita. Sendo que, a sua função mais relevante é oferecer ao produtor previsibilidade em seus ganhos. Assim arcando com possíveis prejuízos caso a colheita não ocorra dentro do previsto.

Por exemplo, digamos que durante o processo de crescimento de uma plantação de milho, ocorreu uma chuva de granizo e as plantas foram perdidas. O segurado aciona o seguro e pode reaver o valor investido.

Contudo, o seguro plantio oferece diversos benefícios ao produtor rural, sendo talvez o principal, a possibilidade de manter a consciência tranquila, sem o receio de perder os investimentos realizados durante o processo de maturação da plantação.

Além disso, alguns estados brasileiros oferecem ao produtor um subsídio no pagamento e uma parcela do seguro. Essa questão ocorre através do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, e pode chegar a 45% do valor da apólice contratada.

O valor do subsídio governamental pode chegar a 45% do valor da apólice

Conhecendo o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro (PSR)

O PSR é um programa governamental que visa impulsionar o desenvolvimento do seguro rural, assim como, auxiliar o produtor a adquirir apólices. A lei nº 10.823/2003 e o decreto nº 5,121/2004 viabilizaram a concessão desse benefício. 

Assim o governo se compromete com o pagamento de uma parcela dos custos do seguro rural. Veja as diretrizes básicas do programa:

  • Massificar a utilização do seguro rural, mediante a expansão do número de lavouras e hectares amparados; 
  • Assegurar o papel do seguro rural como mitigador dos efeitos dos riscos climáticos das atividades agropecuárias, atuando como um instrumento para a estabilidade da renda agropecuária; 
  • Reduzir o custo de aquisição da apólice (prêmio) e 
  • Induzir ao uso de tecnologias adequadas e modernizar a gestão do empreendimento agropecuário. 

Fonte: (Ministério da Agricultura)

Como funciona o seguro plantio?

Em linhas gerais o seguro plantio, funciona com a maioria das demais modalidades, onde o produtor rural contrata uma seguradora que atenda as demandas rurais, e paga um seguro (prêmio), que lhe assegura em caso de problemas com a plantação.

São diversas coberturas disponíveis para o seu seguro, para vários tipos de ocorrências, tais como:

  • Geada ou seca severas;
  • Variações de temperatura (calor extremo ou frio);
  • Incêndios;
  • Excesso de chuvas no período do plantio.
  • Ventos muito fortes;
  • Queda de raios;
  • Trombas d’água
  • Queda de granizo;

Assim caso um destes sinistros ocorra durante o período contratado pelo produtor rural, basta informar a seguradora. Essa por sua vez fará uma avaliação da ocorrência e se procedente, encaminhará o pagamento da indenização.

Quais as coberturas disponíveis?

O seguro plantio tem essencialmente três tipos de coberturas:

  1. Multiriscos: Que cobre riscos climático, como apresentamos acima; Comum entre os produtores rurais de grãos.
  2. Riscos nomeados: Quando o produtor escolher quais riscos quer se proteger. Neste caso existe o pagamento de franquia. Com entre os produtores rurais de legumes e frutas.
  3. Riscos paramétricos: Onde a cobertura é baseada na variação dos componentes de produção, a exemplo da falta ou excesso de chuva. Comum entre pecuaristas.

Porque investir no seguro plantio?

O seguro plantio proporciona comodidade e segurança para o produtor

Como já foi dito o principal motivo para investir no seguro plantio é a previsibilidade dos rendimentos, já que você assegura o que irá colher. No entanto essa é apenas uma das vantagens, de acordo com a apólice contratada, você pode ter outros benefícios Mas no seguro plantio. Confira:

  • Recuperação do investimento em caso de ocorrência de sinistro;
  • Inspeção de peritos sem custo ao produtor;
  • Garantia de proteção desde o plantio até a colheita;
  • Possibilidade de subsídio governamental para o produtor;
  • Comodidade e segurança nos rendimentos;

Então, se você ainda não possui um seguro para sua plantação, não perca mais tempo. Com certeza sua produção terá muito mais segurança e tranquilidade.

Onde contratar o seu seguro?

Para aproveitar todas as vantagens e benefícios que o seguro plantio pode lhe oferecer é preciso contar com uma corretora de confiança e com experiência de mercado. Assim além dos valores serem justos, você terá todo apoio caso necessite acionar o seu seguro.

A LGD Seguros possui mais de 30 anos de experiência no mercado. Além disso, conta com os melhores parceiros para oferecer aos seus clientes as propostas mais vantajosas do mercado de seguros.

A corretora, também conta com uma equipe com vasto conhecimento na identificação de riscos para os seu negócio, e com um relacionamento ímpar com seus clientes, pensando sempre na satisfação dos segurados. Se quiser conhecer melhor nosso trabalho, entre em contato conosco!

Imagens: Milho, Colheitadeira, Seguro.