Modalidades de seguro rural: descubra a melhor opção para o seu negócio

Os seguros são uma maneira de se proteger contra diversos problemas no futuro. Eles são ainda mais importantes para atividades econômicas que oferecem mais riscos, como a agrícola e pecuário. Por isso, é fundamental que os produtores estejam cientes sobre as modalidades de seguro rural e como contratar esse serviço.

Afinal, esse é o tipo de investimento que ajuda a prevenir situações que fogem ao controle do produtor rural. Mas é preciso saber escolher o tipo adequado para a sua produção. Assim, neste post apresentamos as diversas modalidades de seguro e quais as coberturas realizadas. Acompanhe!

Seguro agrícola

Essa é uma das modalidades de seguro rural mais procuradas. Isso porque proporciona a cobertura de perdas de lavouras pelos mais diferentes motivos, como:

  • problemas meteorológicos (excesso de chuva, geada, granizo, ventos fortes, período prolongado de seca, etc.);
  • desastres climáticos;
  • grandes variações de temperatura;
  • incêndios;
  • raios;
  • queimadas de ocorrência natural.

No entanto, é importante destacar que não são cobertas nos planos básicos questões relativas a pragas e doenças e secas prolongadas em lavouras irrigadas. Algumas seguradoras oferecem planos adicionais para esses casos.

Seguro pecuário

Essa modalidade de seguro rural protege o produtor de prejuízos provocados pela morte precoce de rebanhos pecuários, como os equinos, caprinos, bovinos, ovinos e suínos. Isso pode acontecer tanto por problemas naturais, como condições climáticas, quanto por doenças não ocasionais.

É preciso mencionar que esse tipo de seguro cobre a perda de animais criados para consumo, recria, engorda, produção e tração. Ou seja, não inclui animais domésticos e de passeio, porém, constam os usados na reprodução e na melhoria dos processos produtivos.

Seguro aquícola

É a modalidade de seguro que prevê a indenização quando ocorre a perda de animais de vida aquática, como peixes e crustáceos. É possível ter a cobertura no caso de acidentes e doenças, bem como outras situações de risco à produção de organismos criados em cativeiro.

Seguro de florestas

Neste caso, é garantido o pagamento em casos de perdas de florestas, além da reposição das áreas florestais que tenham valor comercial. Essa modalidade possui uma ampla cobertura de danos naturais (chuvas, ventos, raios, incêndios, secas e outros fatores), mesmo nos planos mais básicos.

Seguro de benfeitorias

É a responsável pela proteção (contra raios, incêndios, chuvas fortes, roubos, furtos, etc.) dos bens e propriedades que de todas as outras modalidades de seguro rural, quando não são oferecidos como garantia de crédito. Nesse caso, precisam ser incluídos no seguro de penhor rural. São cobertos, entre outros:

  • galpões e armazéns;
  • maquinário e equipamentos agrícolas;
  • as casas do proprietário rural e seus colaboradores;
  • embalagens e recipientes;
  • produtos armazenados fora da área de cultivo.

Seguro de cédula do produto rural

Por fim, essa já é uma modalidade um pouco diferente das outras, pois garante ao produtor o cumprimento das obrigações estabelecidas na Cédula de Produto Rural. Assim, ele vende uma parte da produção e se compromete a entregar o restante em um prazo definido no título.

Enfim, todas as modalidades de seguro rural são muito importantes para evitar prejuízos ao produtor. Para tanto, é fundamental contar com o acompanhamento técnico e especializado de uma corretora de seguros. Converse com um especialista para a definição de qual apólice é a mais adequada para a proteção do seu negócio.

Gostou de saber sobre as modalidades de seguro rural? Quer saber mais sobre elas? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!