renovação seguro de automóvel

Renovação do seguro do carro. O que você deve considerar para rever este investimento?

Fim de ano é uma época festas e de gastos extras. Para muita gente também é a hora de fazer a renovação de seguro do carro.

A renovação do seguro do carro é uma oportunidade de rever o investimento.

A renovação do seguro do carro deve ser um momento de reavaliar se a cobertura fornecida pela atual seguradora está de acordo com as suas necessidades ou não.

E a partir dessa análise, pode surgir uma oportunidade de conseguir um preço mais em conta ou, pelo menos, uma cobertura mais adequada.

Confira a seguir o que você precisa considerar antes de fazer a renovação de seguro do seu veículo.

Como avaliar se a seguradora continua sendo a melhor opção?

O primeiro ponto a ser avaliado é o seu nível de satisfação. Você precisou acionar algum serviço da sua seguradora no último ano? Ficou satisfeito com o atendimento e o resultado?

Se tiver tido qualquer problema, é um sinal de alerta para dar uma olhada no que a concorrência tem para oferecer.

Caso você não tenha utilizado os serviços, talvez sinta que está pagando muito caro por um serviço que não usa. Pode tentar negociar um desconto, ou mesmo tirar proveito da classe de bônus. Segurados que não tiveram nenhum sinistro ou multa ao longo da apólice têm direito a desconto.

Só fique atento para não mudar para uma seguradora mais barata e menos completa, e acabar precisando de uma cobertura que não tem mais nessa nova apólice. Lembre-se de que mesmo os motoristas mais cuidadosos não são imunes a se envolverem em um acidente com terceiros.

E se você utilizou os serviços da seguradora e ficou satisfeito, não teria muito motivo para mudar. Ainda assim, existe a oportunidade de tentar negociar um desconto com a corretora pelo relacionamento, para garantir a sua fidelização.

O que considerar na renovação do seguro de seu carro.
Tente negociar um desconto com a corretora, para garantir a sua fidelização.

Como avaliar o valor do reajuste?

Nesse quesito, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado, ou mesmo conversar com amigos que tenham perfis e automóveis semelhantes ao seu, para saber se o valor cotado na renovação está dentro da média.

Se o carro é o mesmo, e as suas informações de perfil fornecidas não mudaram, não há motivo para aumento no valor. Principalmente quando não houve sinistro, a tendência é até aumentarem os descontos.

Algumas alterações no perfil podem até dar direito a uma redução nos valores, como por exemplo:

  • um homem jovem, que passa dos 26 para os 27 anos, já sai do perfil de maior risco;
  • passar a ir trabalhar de fretado em vez de usar o carro;
  • mudar para um prédio com garagem coberta e portão eletrônico;

É muito importante responder corretamente às perguntas do questionário de perfil, não esqueça de tirar proveito dessas vantagens quando forem pertinentes.

Outra opção para baratear um pouco mais é mudar a franquia de normal ou reduzida para aumentada. Diminuindo assim o prêmio pago na renovação. Só tenha em mente que, na eventualidade de um acidente, o valor pago da franquia será mais alto.

Quando é indicado mudar de seguradora?

Na renovação do seguro existem várias possibilidades de reduzir os custos junto à sua seguradora atual. Por conta do relacionamento e do histórico, fica até mais fácil de negociar.

Mas quando a sua seguradora realmente não está atendendo às suas necessidades, vale a pena procurar outro provedor de serviços.

Para mudar de seguradora é preciso ter uma série de cuidados. O carro deve passar por uma vistoria, e os termos da apólice devem ser revisados cuidadosamente para garantir que a cobertura está de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Em resumo, a renovação de seguro é uma oportunidade de rever se o investimento está atendendo às suas necessidades e está de acordo com o seu orçamento. Aproveite este momento para buscar descontos e vantagens que podem agregar valor aos serviços contratados.

Gostou das nossas dicas? Então, siga-nos no Facebook e LinkedIn para receber mais conteúdos como este!

Imagens: Investimento, motoristas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.