Como escolher o seguro do carro: 4 fatores que você deve analisar

Aprender o que é necessário para selecionar o seguro do seguro

Marcos não vive sem seu carro. Ele utiliza o veículo para ir ao trabalho, comparecer a reuniões com fornecedores e levar os filhos à escolinha de futebol. A dependência é tanta que Marcos não saberia o que fazer caso o automóvel fosse arrastado pela enchente ou furtado. Só que ele ainda não sabe como escolher o seguro do carro.

Se você, assim como Marcos, tem dúvidas sobre todo o processo, pode parar de se preocupar agora mesmo. Neste post, você vai aprender de uma vez por todas tudo o que é necessário para selecionar seu seguro. Entenda agora o que deve ser considerado!

1. Consulte as coberturas

Muito antes de assinar o contrato, é imprescindível estar atento às coberturas oferecidas. Ao conferir atentamente a apólice, analise os benefícios que devem estar na modalidade mais básica, como o amparo contra danos causados por colisões e incêndios.

Coberturas mais avançadas podem incluir proteção contra desmoronamentos e estragos causados por raios. Não se esqueça de consultar as categorias que envolvem a proteção contra ocorrências de roubo e furto.

2. Fique atento ao preço

É importante ter em mente que o valor do seguro do seu carro é geralmente baixo perto dos custos que uma batida pode causar. Os valores variam de acordo com as contratações. Coberturas que protegem o cliente contra roubo, furto e incêndio são mais completas, enquanto as parciais arcam somente com danos causados a outros veículos.

Pense bem antes de escolher baratear demais o acordo, pois os gastos não previstos de um dano maior podem comprometer o orçamento familiar.

Há outros serviços extras que podem ser considerados menos urgentes, como a assistência 24 horas. Equipamentos de segurança, como rastreadores, podem ser instalados previamente e reduzir o valor da apólice.

Duas mulheres dentro de um carro vermelho.
Tente negociar um desconto com a corretora, para garantir a sua fidelização.

3. Escolha a franquia mais adequada

Até agora só mencionamos o valor pago pelo contrato, conhecido como prêmio. A franquia é a quantia expressa na apólice que representa a parte do prejuízo com a qual o contratante deve arcar se houver sinistro (ocorrência de qualquer dano coberto pelo seguro).

Fique atento, pois os consertos só são cobertos pelo seguro se os custos ultrapassarem o valor da franquia. As companhias oferecem três tipos de franquia. Veja:

  • normal: mais padronizada, influenciada pelo modelo e o uso do automóvel segurado;
  • aumentada: é somada à normal e reduz o valor do prêmio;
  • reduzida: menor que a normal, mas condicionada a um aumento do preço do prêmio.

4. Estude bem as cláusulas do contrato

Verifique com bastante cuidado as cláusulas do contrato para se certificar de que todos os direitos contratados estão devidamente registrados. Não se prenda a contratos muito extensos — é importante haver um balanço dos benefícios após um ou dois anos.

Dois fatores de peso podem ser destacados antes de fechar o contrato: a possibilidade de um carro reserva e os benefícios do bônus. O bônus do seguro é uma vantagem para o cliente que não precisa acionar a seguradora ao longo do contrato. Seu valor pode ser descontado a partir do segundo ano.

Questione se a seguradora oferece um veículo reserva caso o seu próprio automóvel esteja em conserto e, também, quão vantajosos são os descontos do bônus de seguro.

Mas o primeiro passo de todo o processo é escolher uma corretora de confiança. Como foi possível perceber neste post, uma análise cuidadosa dos benefícios oferecidos e uma leitura minuciosa do contrato são essenciais.

Às vezes, ser um motorista responsável não é o suficiente para contornar situações fora do nosso controle imediato. Portanto, é necessário se precaver e pensar com carinho no resguardo que saber como escolher o seguro do carro proporciona.

Gostou das dicas? Se sente mais confiante para escolher o seguro do seu carro? Então, entre em contato com a gente para conhecer nosso trabalho e nossas condições!