Seguros de transportes: entenda quais são e como funcionam

As operações de cargas estão sujeitas a diversos riscos no país, decorrentes das más condições das estradas, aumento do índice de furtos e roubos, falta de mobilidade nos grandes centros, entres outros. Portanto para evitar que esse problema afete e cause prejuízos ao negócio, contar com um seguro de transportes é fundamental.

Sendo assim além de ser obrigatório, sua principal finalidade é propiciar mais segurança aos clientes, por meio da garantia da integridade da carga, da reparação dos danos e do ressarcimento dos valores, caso ocorra algum sinistro que se enquadre nas coberturas contratadas.

Pensando na sua importância, elaboramos este post com as principais informações do seguro de transportes. Acompanhe!

Pessoa fazendo entrega de cargas em caixas.

Como o seguro de transportes funciona?

Tanto nos transportes nacionais quanto nos internacionais, esse tipo de seguro cobre prejuízos a bens e mercadorias no decorrer da sua trajetória, seja por via terrestre, marítima, aérea ou fluvial, além de indenizar as possíveis perdas e danos aos produtos.

Cada tipo de seguradora oferece suas modalidades de seguro de transporte, propiciando vários serviços adicionais, então, cabe ao contratante avaliar as suas necessidades e definir a apólice mais adequada para a sua realidade.

Quais são os tipos de seguro de transportes e suas coberturas?

Veja os tipos de seguro de transportes disponíveis no mercado, sendo alguns contratados pelo embarcador e outros pelo transportador. Entenda melhor sobre eles a seguir.

Seguro de transportes nacional

Trata-se de um seguro obrigatório e que precisa ser contratador pelo dono da carga. Portanto é necessário que o embarcador avise a segurado sobre toda operação de embarque que for feita ao longo do dia, por meio da averbação eletrônica. Entre as principais coberturas estão:

  • prejuízos e danos causados á mercadoria ao longo do transporte em qualquer tipo de via, como acidentes provocados por capotagem, colisão, tombamento, incêndio, abalroamento, explosão, entre outros.

As coberturas adicionais que podem ser contratadas são:

  • roubo ou furto de produtos transportados, desaparecimento de carga (quanto o veículo é objeto de roubo);
  • despesas;
  • lucros esperados.
Foto aérea de uma caminhão.

Seguro de transportes internacional

Normalmente contratado por meio de apólice all risks (cobertura de todos os riscos).

Entre as coberturas adicionais estão:

  • greves;
  • guerras;
  • impostos;
  • fretes;
  • tumultos;
  • lucros esperados para a mercadoria e demais.

Seguro de responsabilidade civil do transportador rodoviário de carga

É um seguro obrigatório e que deve ser adotado pela companhia responsável transporte. No entanto, cobre somente os prejuízos de responsabilidade do transportador, como capotamento, colisão e abalroamento. Portanto sua finalidade é indenizar o dono da mercadoria em caso de sinistro. Sendo assim a averbação é feita de maneira automática, por meio de um sistema disponibilizado pela própria seguradora.

As coberturas adicionais disponíveis para contratação são:

  • viagem rodoviária com percurso fluvial;
  • operação de carga, descarga e içamento;
  • assistência à carga, etc.
Render 3D de caminhão de cargas.

Seguro de responsabilidade civil para desaparecimento de carga

É um seguro opcional que pode ser contratado pela transportadora. Ele assegura a responsabilidade por perdas nas cargas decorrentes do desaparecimento ou roubo do veículo e mercadorias, ocorridas por furto ou roubo.

Sendo assim agora que você entende como funciona o seguro de transportes, é muito importante contar com uma empresa especializada no momento de contratá-lo, já que os profissionais são capazes de avaliar diversas apólices e exigências de cada segurando, sendo possível escolher aquela que melhor atende as necessidades e condições orçamentária do seu negócio, propiciando a segurança esperada ao contratar esse tipo de serviço.

Quer contratar o melhor seguro de transportes para sua empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Imagens: entregador, caminhões, caixas.

Já fez a cotação do seu seguro

Fale com o seu Corretor ou cote conosco.