O que é e como funciona o seguro por invalidez?

Seguro por invalidez
O seguro por invalidez é opção para atender e oferecer coberturas em casos de um acidente sofrido que poderá gerar um processo de recuperação e readaptação.

O seguro por invalidez é uma garantia de pagamento de indenização para perda, redução ou incapacidade funcional definitiva total ou parcial de um membro ou órgão do segurado, impedindo que ele consiga trabalhar.

O objetivo principal de quem contrata um seguro é garantir tranquilidade e segurança nos momentos inesperados da vida, por meio do recebimento de uma indenização como forma de reparação dos danos sofridos. Com o seguro por invalidez não é diferente.

Os acontecimentos futuros são muito imprevisíveis. Daí a importância de contratar um seguro por invalidez.

Trata-se de uma ótima opção para atender e oferecer coberturas em casos, por exemplo, de um acidente sofrido que poderá gerar todo um processo de recuperação e readaptação, forçando que o segurado fique ausente do seu trabalho por um bom tempo ou, até mesmo, não consiga mais voltar.

O valor da indenização desse seguro vai depender do tipo de invalidez. Por esse motivo, é importante que você conheça seu funcionamento e saiba diferenciá-los. Confira!

O que é seguro por invalidez e como funciona?

Trata-se de uma garantia de pagamento de indenização para perda, redução ou incapacidade funcional definitiva total ou parcial de um membro ou órgão do segurado, impedindo que ele consiga trabalhar. O valor dessa indenização vai depender da lesão, podendo chegar até o limite do capital segurado e ser total ou parcial.

Mulher fazendo fisioterapia no pé de uma pessoa.

Qual a diferença entre o seguro por invalidez total e o parcial?

A caracterização da invalidez total ou parcial vai depender do grau de perda das funções de órgãos ou membros do corpo.

A parcial é determinada por uma perda fracionária das funções, por exemplo, sofrer um acidente que ocasione na diminuição da visão de um dos olhos. Já a total ocorre quando acontece a perda completa da função, nesse mesmo acidente, podemos exemplificar com a perda da visão dos dois olhos.

Esses danos podem ser provocados por doença ou acidente e têm designações exclusivas utilizadas pelas seguradoras.

Em que situações os seguros de vida cobrem a invalidez?

A cobertura é garantida desde que aconteça em decorrência de algum acidente ou lesão que faz parte da cobertura da apólice. Contudo, ela só começa a valer a partir do momento em que o tratamento é finalizado e todos os meios terapêuticos disponíveis para a recuperação forem esgotados (fisioterapia, medicamentos e outros). Então, a invalidez permanente é avaliada e definida pela autoridade médica responsável.

Após receber a alta definitiva, a seguradora pagará ao segurado uma indenização conforme os percentuais determinados no contrato. A quantia recebida por perda parcial terá uma redução proporcional ao grau da diminuição da capacidade funcional.

Sobre esse grau é estabelecido um percentual previsto na apólice do seguro para a perda total ou parcial do membro ou órgão lesado. Cada lesão, total ou parcial, dá direito ao recebimento de um valor do capital contratado para essa cobertura. Alguns acidentes, em regra, não são cobertos por esse seguro, são eles:

  • fenômenos da natureza;
  • suicídio;
  • provocado por materiais nucleares;
  • intoxicação alimentar;
  • terrorismo;
  • ações de risco,
  • doenças preexistentes;
  • vícios;
  • guerras;
  • atos ilícitos;
  • gravidez;
  • aborto.

Quais as vantagens de contratar esse tipo de serviço?

Entre as principais vantagens em contratar esse tipo de serviço, está o respaldo financeiro para que você, sua família ou dependentes consigam resolver possíveis emergências e quitar os compromissos enquanto não retorna ao trabalho.

Os acontecimentos futuros são imprevisíveis, por isso, a contratação de um seguro por invalidez é importante para garantir uma assistência financeira em um momento tão difícil. Contudo, para assegurar esse direito, é fundamental ler com atenção todas as cláusulas do contrato do seguro e contar com profissionais qualificados e, assim, não ter nenhum tipo de problema caso precise acioná-lo.

Está interessado em contratar um seguro e ter mais segurança? Então, entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços.

Imagens: Cadeira de rodas, fisioterapia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.