Como realmente funciona a coberturas do seguro automotivo?

Você já parou para pensar em como funciona o seguro automotivo? Afinal, um carro não costuma ser um bem muito barato. E é importantíssimo garantir a sua integridade, assim como a do motorista.

Neste post, você vai ver como funciona as coberturas do seguro automotivo, quais são as razões para contratá-lo e o que ela cobre. Preparado? Então, vamos lá!

Pessoa anotando em estragos de um veículo.

Como funciona um seguro automotivo?

O seguro automotivo serve para proteger o seu carro, evitar problemas futuros e oferecer apoio quando for necessário. Se acontecer alguma das situações cobertas em contrato, você vai precisar registrar um boletim de ocorrência, no qual serão registrados todos os fatos ligados ao evento. O B.O funciona como um material para análise da seguradora.

Depois, acontece o contato entre o segurado e a seguradora. É o momento de contar o que aconteceu e enviar todos os documentos necessários. Ao fazer isso, basta aguardar a verificação e a indenização em até 30 dias.

Por que contratar um seguro automotivo?

O principal motivo para contratar um seguro automotivo é a proteção em casos de acidentes ou roubos.. Mas esse não é o único. A seguradora pode oferecer assistência 24 horas, por exemplo. Sabe quando você está rodando com o carro e do nada ele apresenta um problema?

Então, você pode solicitar assistência nessa hora. Dependendo do seu perfil, também é possível conseguir descontos na hora de renovar o seguro e se acontecer algum problema com o veículo, ainda contar com um carro reserva da própria seguradora.

E quando usar o carro reserva? Existem algumas situações específicas que permitem o acionamento. Como em casos de roubos, furtos, manutenção, danos irreparáveis e problemas por fenômenos naturais.

Mulher dentro do carro pegando a chave do seu novo veículo.

Quais são os danos cobertos?

Os danos cobertos vão depender da modalidade de cobertura que você escolher. A cobertura básica, por exemplo, envolve fenômenos naturais, alagamentos, batidas, explosões, furtos e roubos. Aqui, os acessórios do veículo não são cobertos.

A cobertura compreensiva, por outro lado, inclui quedas de raios, derrapagem, capotamento, desmoronamento, danos por terceiros e todas as coisas que foram previstas na cobertura básica. A seguradora ainda pode dispor de coberturas adicionais, para os acessórios, a reposição ou o reparo dos vidros, a blindagem e as questões de responsabilidade civil.

Se você costuma viajar pela América do Sul, também pode contar com assistência nesses países por meio do seguro Carta Verde. Com ele, você passa a receber o reembolso pelo que for gasto com danos nos lugares do Mercosul.

As coberturas do seguro automotivo podem fazer uma grande diferença na hora de garantir a segurança do seu patrimônio e ainda manter uma boa saúde financeira, já que você não vai precisar gastar com imprevistos.

A LGD Seguros está a mais de 30 anos no mercado. Fazendo a gestão de várias modalidades de coberturas e tornando possível o acesso às melhores ofertas de seguro. Sempre com preços acessíveis e compromisso com a excelência dos serviços.

Agora que você já sabe como funciona e a importância do seguro automotivo, que tal contar um portfólio amplo e coberturas com a ajuda de quem entende do assunto? Entre no nosso site e veja nossos produtos!

Imagens: Chave, análise.