4 aspectos relevantes do seguro de responsabilidade civil para a empresa

A proteção da carga nos transportes de importação e exportação é muito importante para garantir o desenvolvimento do negócio e, para que isso ocorra, ter um seguro de responsabilidade civil é essencial.

Esse tipo de seguro garante cobertura nos mais diversos incidentes, entre eles, riscos de perdas e danos materiais de mercadorias, independentemente da via (terrestre, área ou marítima), perdas, avarias, dentre outros, oferecendo maior tranquilidade para a empresa em relação aos riscos que podem ocorrer ao exercer suas atividades.

Pensando nisso, vamos mostrar para você os principais pontos e vantagens relativos ao seguro de responsabilidade civil. Acompanhe!

1. Garantia da segurança e tranquilidade financeira

A contratação de um seguro de responsabilidade civil para o transporte de carga garante mais tranquilidade aos donos da mercadoria, pois, caso ocorra algum problema, como furto, avarias e roubos, é possível contar com a indenização para reparar as perdas financeiras.

2. Aumento da credibilidade do negócio

Para progredir no mercado internacional, a empresa deve mostrar aos seus clientes que se encontra cada vez mais preparada contra os problemas que podem prejudicar a marca fora do país.

O seguro protege contra a probabilidade de responder judicialmente por danos ocasionados a terceiros, além de possíveis eventualidades que podem gerar grandes prejuízos e que comprometem a situação financeira do negócio.

Essa tendência de responsabilização expõe as organizações a riscos que devem ser analisados na sua condição de produtor e exportador. Por isso, é tão importante estar assegurado contra essas eventualidades que podem ocasionar a responsabilidade civil. Com o seguro, a empresa ganha créditos com os seus clientes e colabora para a valorização e imagem global da marca.

3. Auxílio de uma corretora que ofereça as soluções necessárias

A corretora vai realizar uma avaliação para conhecer as particularidades das atividades desenvolvidas por cada segurado com a finalidade de garantir que os riscos ao qual estão expostos sejam completamente cobertos pelo seguro.

Por esse motivo, é fundamental que antes da contratação do seguro, seja feita uma análise minuciosa das condições da apólice por uma empresa especializada.

4. Agilidade nas fases da regulação do sinistro

Quando a seguradora é comunicada sobre o sinistro, inicia-se um processo administrativo chamado regulação do sinistro. Por meio dele a empresa vai verificar se o dano tem cobertura na apólice, pagamento do prêmio, narrativa do segurado sobre o ocorrido, montante da indenização etc.

O processo de regulação do sinistro é um conjunto de procedimentos designados para tipificar o evento, conferir a cobertura, estimar as perdas cobertas, entre outros, e quando ela ocorre de uma maneira ágil, o pagamento do valor devido acontece mais rapidamente.

A contratação de um seguro de responsabilidade civil permite que os exportadores ganhem uma vantagem competitiva internacionalmente. Isso porque entende-se que a mercadoria é segura, além da certeza da responsabilidade pela entrega no país originário da compra. Por consequência, isso traz maior estabilidade e continuidade do negócio.

Você já importou ou exportou cargas? Utilizou algum tipo de seguro? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!