4 dicas para aumentar a segurança da sua empresa

É indispensável que o empresário cuide da segurança da empresa e a mantenha sempre protegida. Cuidar do patrimônio do negócio, segurança dos funcionários e das informações necessárias para o bom do andamento dele vai te ajudar a evitar perdas que poderiam te trazer grandes prejuízos.

Existem diversas maneiras de zelar pela segurança do seu negócio, que vão desde as simples medidas adotadas na própria empresa até os seguros empresariais.

Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas dicas importantes que vão te ajudar a proteger a sua empresa e reduzir os problemas ocorridos pela falta de segurança. Confira!

1. Invista em sistema de segurança

Existem diversos tipos de sistemas de segurança ao patrimônio das empresas disponíveis no mercado. Esses recursos oferecem restrições à entrada de estranhos por meio de controle de acesso via biometria, câmeras internas e externas que possibilitam o monitoramento de qualquer movimentação dentro e nos arredores da companhia etc.

Além disso, é muito importante ter um bom recurso contra incêndio, com disponibilização de extintores, saídas de emergência bem sinalizadas, luzes, setas e placas para sinalizar o caminho que deve ser feito e para que as pessoas possam deixar o local no momento de uma situação de risco.

Não se esqueça de capacitar os funcionários a respeito dos procedimentos e medidas de segurança que devem ser adotados caso aconteça esse tipo de acidente.

2. Exija o uso dos equipamentos de proteção individual pelos colaboradores

O uso dos equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs, devem ser obrigatórios. Além de fornecer gratuitamente esse material, a empresa também deve exigir e fiscalizar a utilização deles na execução de cada atividade pelos trabalhadores.

É, também, obrigação da organização oferecer condições de trabalho seguras para os seus funcionários, e caso um colaborador sofra algum acidente de trabalho por falta do uso de EPI, a companhia pode sofrer grandes dores de cabeça. Por isso, garantir o uso desses equipamentos é primordial para a segurança da empresa.

3. Proteja as informações da empresa

Todo tipo de sistema está suscetível à ações de hackers. Por esse motivo, proteger os arquivos que possuam dados importantes por meio de senhas difíceis, criptografias, armazenamento em nuvem, entre outros, é um grande aliado na busca à segurança de informações comprometedoras.

Nos casos em que é preciso o acesso fora do local da empresa, é possível evitar a invasão nos sistemas por meio da instalação de VPN, tendo em vista que a comunicação é criptografada.

4. Contrate um seguro empresarial

Contratar um seguro empresarial é uma excelente opção para quem deseja garantir a segurança da empresa.

O seguro tem a finalidade de proteger o negócio e todo o seu conteúdo, como máquinas, funcionários, riscos de acidentes, entre outros. Sendo possível, inclusive, que você contrate as coberturas e serviços de acordo com as necessidades específicas da sua companhia. Ou seja, se trata de uma apólice que busca segurar vários riscos inerentes à atividade empresarial.

Normalmente, a contratação é feita com base nas atividades desempenhadas pela empresa. Dessa forma, as coberturas e taxas são elaboradas especialmente para o perfil da organização contratante do seguro e deve ser realizado por uma corretora e por profissionais especialistas nesse tipo de cobertura.

Manter a segurança da empresa é essencial, por isso não espere para colocar essas dicas em prática. Ter um ambiente protegido e seguro é um fator muito importante para garantir o sucesso do seu negócio.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais. Dessa forma, seus amigos também poderão conhecer melhor o assunto!