Valor do seguro de carros: quais fatores influenciam no preço?

Um veículo proporciona mais liberdade de locomoção. Afinal, alguns serviços de transporte nem sempre prestam um atendimento de alto nível. Mesmo assim, possuir um automóvel requer uma série de cuidados. Isso porque há vários fatores com que o proprietário deve se preocupar, como o valor do seguro de carros.

A violência, o risco de acidentes e as dificuldades de resolver problemas mecânicos são motivos que fazem os motoristas optarem por um seguro. É muito ruim não contar com um veículo quando é necessário ter agilidade para chegar ao trabalho ou a um compromisso particular, não é mesmo?

Por isso, adquirir um seguro de carro é um ótimo negócio. Mas é preciso estar atento a alguns fatores que influenciam no seu valor. Você ainda não sabe quais são eles? No artigo de hoje, abordaremos esse assunto. Confira!

Perfil do cliente

O histórico do condutor é um aspecto que é levado em consideração pelas seguradoras para calcular o seguro. São analisadas diversas informações para chegar ao preço final, como:

  • envolvimento em acidentes automobilísticos;
  • problemas no passado por já ter o veículo roubado;
  • idade;
  • sexo;
  • estado civil;
  • tempo de habilitação.

Quanto mais experiente for um motorista, maiores são as possibilidades de contratar um seguro por um valor mais em conta. Em geral, as seguradoras fazem preços mais acessíveis para mulheres, pessoas casadas e idosos.

Isso porque esses grupos possuem, normalmente, um comportamento mais responsável ao volante e se envolvem menos em acidentes. Outro fator que influencia no preço é o histórico de infrações de trânsito. O motorista mais educado tem mais chances de contratar um seguro com um bom desconto.

Formas de utilização

As seguradoras também avaliam a maneira como o veículo é utilizado. Uns dos fatores analisado é a exposição, ou seja, o local onde o carro fica estacionado (rua ou área fechada), pois isso tem relação com o risco de roubos ou furtos.

Outro aspecto avaliado são as pessoas que vão dirigir o automóvel. Se o carro é dirigido pelo proprietário e por outra pessoa jovem, o valor do seguro pode aumentar. Além disso, as seguradoras analisam também a região de circulação: as chances de ter acidentes nas grandes cidades são maiores, principalmente nos horários de maior tráfego.

Características do veículo

As particularidades do veículo são analisadas pelas seguradoras para chegar ao valor do seguro de carros. São avaliados alguns aspectos, como:

  • idade do automóvel;
  • modelo do carro;
  • custo de reparação;
  • estatísticas sobre roubos e furtos relacionadas com o veículo;
  • a utilização de alarmes, bloqueadores e rastreadores, pois dificultam a ação de criminosos e ajudam a localizar um carro roubado.

Tipos de cobertura

O nível de proteção que um proprietário deseja para o veículo tem uma grande influência no valor do seguro. Alguns motoristas, por exemplo, optam por uma cobertura mais simples, que abrange roubos, furtos e incêndios.

Outros condutores escolhem uma cobertura mais completa, em que é possível contar com serviços de assistência em casos de colisão e defeitos no veículo. Quanto mais itens forem contratados, maior será o investimento.

Sem dúvida, agora você está bem informado sobre o que interfere no cálculo do valor do seguro de carros. Caso tenha dúvidas ou experiências relacionadas com esse serviço, deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante para nós!