Por mais que possa parecer óbvio, muita gente ainda confunde seguro de viagem e seguro transporte. Apesar do nome fazer parecer que esses seguros têm as mesmas coberturas, eles não poderiam ter mais diferenças.
Neste post, você saberá as principais delas. Confira!
Seguro viagem e seguro transporte: quais são as diferenças?
Talvez a principal diferença entre esses dois seguros seja para quem ele é destinado. Enquanto o seguro de viagem é um produto voltado para pessoas, o seguro transporte faz totalmente o contrário, protegendo bens e mercadorias.
Porém, para entender em detalhes como cada um funciona, vamos abordar algumas de suas coberturas para você não ficar na dúvida. Vamos lá?
Seguro transporte
O seguro transporte é um produto oferecido pelas seguradoras com o objetivo de proteger bens e cargas que estão sendo transportados. Ou seja, qualquer mercadoria que esteja sendo conduzida via rodovias, ferrovias, hidrovias e aerovias pode ser coberta nessa modalidade.
Esse seguro costuma abranger duas modalidades: o seguro transporte para cargas nacionais e o seguro transporte para cargas internacionais. Em ambos, geralmente são cobertos danos ou prejuízos como:
- extravio de carga;
- roubo de carga;
- carga danificada por acidente;
- proteção para cargas especiais;
- perda de carga ocasionada por acidente.
Por ser um seguro oferecido por seguradoras privadas, ele é diferente dos seguros obrigatórios como o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o Seguro de Responsabilidade Civil, no caso do transportador ou frotista.
Seguro viagem
Já o seguro viagem é totalmente voltado à proteção de pessoas que estão em trânsito, ou seja, viajando. Quem costuma viajar, seja no Brasil ou no exterior, deve sempre fazer esse tipo de seguro, pois as coberturas não só protegem, mas também facilitam a vida de quem está longe de casa.
Ainda assim, o seguro viagem pode incluir coberturas que contemplem mercadorias e produtos que estão sendo transportados pelo contratado em caso de extravio de bagagem ou até mesmo roubo. Porém, isso não inclui cargas.
Por exemplo, se um motorista contrata um seguro viagem internacional pois realizará o transporte de alguma carga que atravesse fronteiras internacionais, o seguro viagem cobrirá apenas o motorista em caso de incidente, ficando a carga desprotegida.
Outras coberturas do seguro viagem são:
- extravio, perda ou roubo de bagagem;
- assistência médica e hospitalar;
- repatriação em caso de acidente ou falecimento.
Por que não se deve confundir seguro de viagem com seguro transporte?
Além do fato de um ser totalmente diferente do outro, é importante ficar de olho na hora de contratar algum desses seguros até mesmo pelos valores das apólices. Com coberturas bastante distintas, dificilmente um seguro viagem poderia cobrir danos à uma carga valiosa em caso de algum incidente.
Portanto, na hora de fazer a cotação do seguro, fique atento. Se necessário, não hesite em contatar o corretor para pedir esclarecimentos, pois nesse momento é importante entender a fundo o seguro contratado.
E aí, entendeu as diferenças entre o seguro de viagem e o seguro transporte? Se ficou com alguma dúvida, escreva aí nos comentários. Ficaremos muito felizes em respondê-lo!