Seguro rural: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

seguro rural ou seguro agrícola
O produtor rural precisa evitar ao máximo perdas na lavoura! E é justamente para isso que serve o seguro rural ou seguro no campo, como também é chamado.

A vida de um produtor rural está sempre ligada a fatores de risco. Muitas vezes, isso interfere até na hora de lidar com o capital investido. Afinal, é importante evitar ao máximo perdas na lavoura! E é justamente para isso que serve o seguro rural ou seguro no campo, como também é chamado.

Para facilitar o entendimento, vamos explicar o que é seguro rural, quais são as modalidades, como os cálculos e as coberturas funcionam, entre outras algumas questões pertinentes sobre o assunto. Vamos lá?

O que é seguro rural?

O seguro rural é uma das formas mais recomendadas de proteger o dinheiro que você investe no trabalho de agricultura. Como isso é feito? Na prática, por meio de indenizações e reembolsos em momentos de prejuízo.

As perdas mais frequentes estão ligadas aos fenômenos da natureza, certo? Isso porque podem ser completamente imprevisíveis ao produtor rural, como os problemas de secas, quebras de safra, geadas inesperadas e, principalmente no verão – período em que as variações climáticas são altas e põem em risco uma grande parte da safra.

Dessa forma, o seguro no campo serve justamente para compensar o investimento perdido nesses casos.

Quais são suas principais modalidades e coberturas?

O seguro rural conta com várias modalidades que variam de acordo com as suas necessidades. As diferenças geralmente têm relação com as diversas coberturas proporcionadas.

O seguro agrícola, por exemplo, dá prioridade para problemas meteorológicos, ambientais e climáticos. O seguro pecuário, por sua vez, foca na perda dos rebanhos, e o aquícola funciona de forma similar, mas com atenção aos animais aquáticos.

Já o seguro de florestas se dedica a compensar perdas em áreas florestais, enquanto o de benfeitorias mergulha em problemas de equipamentos, galpões, e por aí vai.

O que é considerado na hora de fazer o cálculo do seguro no campo?

Sabe essas condições que citamos no tópico anterior? Então, elas são chamadas de sinistros — isto é, os fatores que provocam a perda. O cálculo da indenização respeita a faixa de cobertura do seguro e o valor é definido após a avaliação dos prejuízos por um perito.

Isso também varia conforme o modelo de seguro rural. Seguradoras, por exemplo, se responsabilizam por 10% dos riscos de perdas, enquanto resseguradoras protegem uma parcela maior.

Nesse caso, a precificação não segue o padrão dos outros seguros e o cálculo é muito mais complexo — de forma geral, com o custo acompanhando o risco climático, a produtividade e o histórico de perdas. Ele pode ser solicitado pelo próprio produtor, desde que esteja com suas obrigações tributárias em dia.

Como você viu, o seguro rural é muito útil na hora de garantir estabilidade e proteger sua lavoura de mudanças climáticas e desastres naturais. Esse respaldo não só diminui as perdas, como melhora as perspectivas do próprio negócio.

Se você ainda não protege os seus investimentos no setor rural, o que está esperando para contratar uma corretora de seguro no campo? Assim, você poderá produzir com muito mais segurança e confiança.

Se você pensa em começar com um grupo que realmente acredita na excelência dos serviços e se dedica em boas parcerias com os clientes, não deixe de entrar em contato com a gente!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.