O seguro residencial veraneio é um tipo de apólice que leva em consideração as peculiaridades de um imóvel que costuma ficar boa parte do tempo fechado.
Você dedicou tempo e dinheiro para manter uma casa de veraneio — seja ela na praia ou no campo — e, quando chega para curtir suas merecidas férias, descobre que o imóvel está cheio de problemas. Resultado: passa boa parte do tempo resolvendo os aborrecimentos e aproveita pouco. Isso quando dá para consertar, pois às vezes a natureza do problema é tão grave que o imóvel se torna inutilizável.
Para ajudá-lo a evitar esse tipo de surpresa desagradável, vamos tratar do seguro residencial veraneio. Um tipo de seguro residencial que pode protegê-lo desse tipo de situação. Mas não é só isso! Também explicaremos o que ele cobre, como pode ser contratado e as diferenças em relação a um seguro tradicional para casas.
Preparado para conhecer um pouco mais sobre o salvador das suas férias? Então, continue lendo este post e esqueça os problemas já!
O que é um seguro residencial veraneio?
O seguro residencial veraneio é um tipo de apólice que leva em consideração as peculiaridades de um imóvel que costuma ficar boa parte do tempo fechado. Podendo sofrer pela falta de uso, e normalmente tem estruturas próprias como piscina, área de lazer com churrasqueira, entre outros.
Desse modo, ele cobre não só a parte clássica, residencial, mas também leva em conta essas características especiais. Ao contratá-lo, você terá cobertura para:
- manutenção de ar-condicionado e torneiras caso elas falhem por falta de uso;
- reposição e troca de vidros quebrados se as crianças da família se excederem durante o futebol;
- responsabilidade civil e familiar, que cobre danos causados por familiares ou terceiros — como empregados;
- desmoronamentos;
- incêndios, explosões e fumaça no caso de grandes e pequenos imprevistos provocados por uma panela de pressão, por exemplo;
- vazamentos de gás ou tubulações.
Há inúmeras vantagens de estar segurado em várias possibilidades de acidentes ou dificuldades. Portanto a certeza de não ter que interromper suas férias para cuidar de chateações não tem preço. Isso sem contar com a segurança que o imóvel adquire, livrando você de perder o investimento de toda uma vida.
Como funciona um seguro residencial convencional?
Um seguro residencial convencional está mais voltado para a segurança do imóvel como um todo e para as urgências do dia a dia. Assim sendo, essa cobertura é rica em serviços de assistência 24 horas. Como chaveiros, vidraceiros, danos elétricos e eletrônicos, furto e roubo, entre outros.
A assistência 24 horas pode incluir limpeza de caixa d’água e conserto de linha branca de eletrônicos (geladeira, máquina de lavar etc.).
Quais as principais diferenças e como contratar?
Em suma, o seguro residencial veraneio difere do residencial apenas em alguns itens. Geralmente, ele não cobre roubos e furtos qualificados, danos elétricos e eletrônicos em estruturas nem pagamento de aluguel. Mas todos os outros serviços, inclusive os de assistência 24 horas, podem ser utilizados na sua casa de férias.
Porém, antes de qualquer decisão, o ideal é conversar com um corretor de seguros para explicar as necessidades do seu imóvel. E, assim, contratar serviços adicionais ou não. Lembre-se: o importante é estar seguro e não ter aborrecimentos nas suas férias.
Enfim, como você viu, um seguro residencial veraneio pode ser um aliado importante para as suas férias. O seu patrimônio e a segurança da sua família. Afinal, ninguém quer interrupções nos momentos de lazer por causa de uma janela com vidro quebrado ou da falta de ar-condicionado em um dos quartos.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de cobertura, que tal entrar em contato conosco e fazer uma cotação?
Imagens: negócio fechado, casa.