Seguro patrimonial: tire aqui suas dúvidas!

Você trabalha muito e constituiu o seu patrimônio com muito suor. Está na hora de pensar em proteger os bens de sua empresa e deixar as preocupações de lado. É isso é possível com o seguro patrimonial.

Contratar um seguro para pessoas jurídicas permite que o empresário dê mais atenção ao próprio bem-estar e de seus familiares. Afinal, para que tanto esforço se não puder passar bons momentos ao lado de quem ama?

Você precisa de tranquilidade para cuidar da sua família? Veja, neste artigo, como o seguro patrimonial pode ajudá-lo!

Duas pessoas conversando enquanto usam um notebook.

O que é o seguro patrimonial?

O seguro patrimonial é o investimento que garante a integridade dos bens da empresa. É uma forma de proteger os bens móveis e imóveis da pessoa jurídica. Assim como a vida, a residência ou um automóvel, o patrimônio de um negócio pode sofrer danos. O seguro ajuda a diminuir os custos relativos a esse prejuízo.

Sua função é estratégica: evita que as finanças do empreendimento sejam comprometidas com situações inesperadas e que a empresa deixe de funcionar após a ocorrência de sinistros.

Por isso, é importante que as companhias comecem a pensar nesse recurso e adquirir coberturas flexíveis e eficientes, já que podem ser estabelecidas conforme as necessidades do negócio e aumentar a proteção de seus bens.

Vamos a um exemplo?

Jorge tinha acabado de chegar à praia com a família quando um raio acertou o prédio de sua empresa. A ocorrência gerou danos ao sistema elétrico e vários equipamentos sofreram pane.

Do telefone do hotel, Jorge acionou a seguradora e orientou o gerente de seu empreendimento. O problema foi solucionado sem que o empresário precisasse frustrar as férias com a esposa e os filhos.

Seguro é isso: precaução e tranquilidade!

Fotos de guarda chuvas simbolizando a cobertura do seguro patrimonial.

Quais são as coberturas possíveis?

A cobertura básica engloba, assim como em todos os tipos de seguro, a garantia principal que a seguradora precisa fornecer ao contratante. No entanto, a Susep possibilita que as seguradoras abranjam demais riscos que não são assegurados pela cobertura básica, que não são os mesmos presentes na apólice padrão.

Esse tipo de seguro cobre todos os sinistros que podem atingir bens móveis e imóveis, entre eles:

  • incêndio;
  • raios;
  • explosões;
  • alagamento e inundação;
  • vendaval e outros desastres naturais;
  • quebra de vidros e de anúncios luminosos;
  • roubo ou furto de valores e de bens.

Entre as coberturas adicionais é possível escolher:

  • danos elétricos;
  • despesas fixas;
  • responsabilidade civil;
  • impacto de veículos;
  • equipamentos eletrônicos;
  • lucros cessantes;
  • pagamento de aluguel;
  • recomposição de registros e documentos, entre outros.

Qual é o preço do seguro patrimonial?

O valor da contratação varia de corretora para corretora. Em suma, a seguradora fará uma análise de risco e indicará as coberturas necessárias. Portanto, é com base nisso que será definido o preço do seguro. A este valor serão ainda acrescentadas taxas para registro e expedição de documentos.

A análise considerará, principalmente, o tipo de atividade, questões relativas ao estoque de mercadorias, o valor do maquinário e do imóvel, o histórico de ocorrências de sinistros no local e as medidas de proteção já desenvolvidas pelo empresário.

Além do risco de os bens a serem protegidos e demais fatores avaliados, o valor do seguro patrimonial também vai incluir taxas, que vão variar de acordo com a seguradora escolhida. Para sua segurança procure sempre consultar corretores cadastrados na Superintendência de Seguros Privados — SUSEP, e solicitar a apresentação de pelo menos três orçamentos.

No entanto, é necessário ter em mente que o preço final não deve ser o único fator a ser considerado. É importante avaliar bem os orçamentos obtidos, esclarecer todas as dúvidas necessárias, comparar as coberturas e especificidades de cada serviço oferecido e, dessa forma, entender o custo-benefício de cada proposta.

Pessoa contando dinheiro.

Como é possível economizar na contratação do seguro patrimonial?

Algumas medidas podem ser implementadas para tornar o preço da contratação do seguro patrimonial ideal mais acessível. Veja alguns pontos a seguir.

Faça uma pesquisa no mercado

A primeira coisa a se fazer em busca de uma economia na contratação de um seguro patrimonial é realizar uma boa pesquisa antes de definir qual será a seguradora. Portanto faça uma pesquisa de forma geral, para compreender melhor as condições e cláusulas dos contratos oferecidos por vários serviços encontrados no mercado.

Ou seja como já foi dito, o mais adequado é contar com o auxílio de um corretor de seguros registrado na SUSEP e que tenha a capacitação apropriada para realizar uma análise de riscos minuciosa do patrimônio a ser protegido. Sendo assim também é importante solicitar orçamentos variados e esclarecer qualquer dúvida que aparecer.

Implemente a prevenção de riscos

Implementar práticas de prevenção de riscos, além de ser visto como um ato de prudência, pode contribuir, em algumas situações, a adquirir descontos nos prêmios de seguros. Uma organização que adote, por exemplo, uma ação de segurança no trabalho, pode conseguir pagar mais barato pela segurança já oferecida, mas é preciso conversar com o corretor de seguros a respeito dessa possibilidade.

Avalie a proposta das cooperativas

Existem algumas cooperativas de crédito que oferecem o serviço de seguro patrimonial aos seus associados. Portanto nesse caso, as taxas podem ser mais baixas do que as cobradas por instituições bancárias comuns. Além disso outro benefício é que sendo associado, é possível receber sobras proporcionais às movimentações realizadas por você. Sendo assim isso signifique que, quando mais trabalha com a cooperativa, mais pode receber.

Sendo assim grandes empresas cooperativas, costumam ter sua própria corretora de seguros certificada pela SUSEP. Portanto por este motivo, é importante inserir essas instituições no momento de realizar a sua pesquisa.

Pessoa usando uma calculadora.

É possível proteger os valores humanos da empresa?

A saúde e a integridade física dos empresários e dos empregados também é motivo de preocupação.

É possível associar ao seguro patrimonial o seguro de vida empresarial. Trata-se de uma proteção aos sócios e funcionários, e seus beneficiários, contra situações de morte e invalidez permanente ou temporária, parcial ou total.

O patrimônio humano de uma empresa é o que ela tem de mais importante e não pode ficar vulnerável, desassistido. Além disso, a oferta desse seguro pode configurar um diferencial motivacional para os colaboradores.

Portanto, seja para o seguro patrimonial ou para o seguro de vida empresarial, escolha uma corretora na qual você possa confiar. Seriedade e segurança são fundamentais para que você tenha a tranquilidade que precisa e possa desfrutar de tudo que construiu.

Portanto além de garantir a proteção de seus bens, quando a empresa opta por um seguro patrimonial, ela consegue atuar com mais segurança e evitar os prejuízos que um acidente pode causar. Isso propicia a tranquilidade e eficiência necessária que o negócio precisa para se tornar mais competitivo.

Gostou desse post? Então, aproveite sua visita para ler “Afinal, por que você não pode deixar de ter um seguro de equipamentos?” e saiba mais sobre o tema!

Imagens: desktop, dinheiro, calculadora.