Saiba mais sobre o seguro auto para pessoas com deficiência (PCD)

Muitas pessoas com deficiência dirigem hoje o seu próprio automóvel, que costuma ser adquirido com isenção de impostos. Nesses casos, é altamente indicado contratar um seguro para garantir a proteção do veículo. Mas como esse serviço não é tão utilizado como os demais, diversas dúvidas podem surgir na hora da contratação.

Para lhe ajudar com isso, neste post veremos quais são as isenções e descontos de impostos envolvidos. Como funciona o seguro para pessoas com deficiência (PCD) e como contratá-lo, entre outros pontos importantes. Continue lendo para conferir!

Foto de uma vaga de estacionamento para deficientes

Quais são as isenções de impostos aplicadas aos automóveis de PCD?

A lei brasileira, como forma de simplificar a aquisição de veículos por pessoas com deficiência, concede a elas a isenção de alguns impostos. Como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Dessa forma, a compra do automóvel é feita por um preço mais acessível, facilitando a adaptação pela qual ele precisará passar para ser usado com segurança e conforto pelos seus condutores. Além disso, os custos de um seguro para pessoas com deficiência também são alterados. Em geral, as seguradoras entendem que esse tipo de veículo é menos arriscado, e que esse perfil de motorista tende a ser mais prudente no trânsito.

Como funciona o seguro para PCD?

De fato, esse tipo de seguro funciona de maneira um pouco diferente dos outros oferecidos no mercado. Entre as principais distinções estão a possibilidade do segurado ter indenização integral para esse tipo de automóvel e a proteção extra aplicada aos equipamentos que foram acoplados para adaptar os condutores.

Vale dizer que, em certas situações, o furto ou roubo somente desses equipamentos não é indenizado. Geralmente, a indenização ocorre nos casos habituais de incidentes, quando o automóvel inteiro é levado pelos criminosos.

Cadeirante procurando na internet informações sobre seguro para pessoas com deficiência

Como é feito o pagamento da indenização no caso de perda total?

Caso aconteça um sinistro com perda total, a indenização pode ser paga de três formas:

  1. a seguradora paga o montante de 100% da Tabela FIPE, mas apenas depois de o segurado quitar os impostos e apresentar os comprovantes;
  2. quando o pagamento não é feio de forma integral, a indenização é limitada a um percentual da tabela FIPE, correspondendo entre 65% e 80% de acordo com o acordado em apólice;
  3. o valor pago corresponde a 100% da tabela, no entanto, a seguradora pagará a indenização após descontar os impostos.

Como funciona o pagamento no caso de perda parcial?

Os casos de perda parcial (em que o carro precisa ir a uma oficina mecânica para passar por consertos) são regidos por uma regra definida na apólice. Em geral, a seguradora paga os custos do reparo, mas o segurador precisa pagar a franquia para que esse reparo seja concluído.

O valor está determinando na apólice, e deve ser quitado diretamente à oficina. Então, a diferença dos custos será paga pela seguradora.

Cadeirante apertando a mão de outra pessoa. Fechando um contrato.

Como é feita a contratação de um seguro para PCD?

Após adquirir um automóvel com isenção, é necessário fazer o seguro adequado. O processo para isso é semelhante ao da contratação de um seguro auto. A principal diferença é informar que ele foi adquirido com os benefícios oferecidos a pessoas portadoras de deficiência, já que não foram pagos todos os impostos. Afinal, isso gera impactos diretos no valor do seguro.

Além disso, os equipamentos para adaptação precisam ser incluídos no seguro, para possível indenização em caso de sinistro. Então, depois de fazer a cotação, basta solicitar ao corretor a adesão do seguro.

Emfim, agora que você já sabe como funciona oseguro para pessoas com deficiência, é imprescindível fazer uma boa cotação para evitar pagar mais caro. Medidas simples podem ser implementas nesse sentido, como fazer a cotação em várias seguradoras, para encontrar o melhor preço, e analisar entre as coberturas oferecidas as que atendem as suas necessidades particularez.

Então, gostou da leitura? Agora, se deseja contratar um seguro de qualidade para o seu automóvel, entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!

Imagens: vaga, notebook, contrato.

Já fez a cotação do seu seguro

Fale com o seu Corretor ou cote conosco.