Você sabe a importância de ter um seguro de responsabilidade civil empresarial para assegurar a continuidade do seu negócio?

Ter ou gerir uma empresa, independentemente do seu porte, é uma tarefa que exige muitos cuidados. Mesmo buscando prestar os serviços com a maior atenção e qualidade, algumas situações difíceis podem ocorrer. Por isso, ter um seguro de responsabilidade civil empresarial é muito importante, pois é ele que vai assegurar o seu negócio em caso de uma possível responsabilização por danos.

Se você quer saber os benefícios que um seguro de responsabilidade civil empresarial pode trazer para o seu empreendimento, não deixe de ler este post!

O que é seguro de responsabilidade civil empresarial?

A responsabilidade civil é o dever de reparar um dano provocado por outra pessoa, e está incluído em todas as ações humanas. E as práticas empresariais também podem ser responsabilizadas por algum tipo de estrago provocado na prestação de serviços, independentemente de culpa.

O seguro de responsabilidade civil empresarial é um contrato que busca reparar o dano causado e que, muitas vezes, ocorrem por circunstâncias impossíveis de controlar, mas que podem significar uma grande perda patrimonial para a empresa e para os seus sócios.

A cobertura

Geralmente, o seguro cobre os seguintes custos:

  • gastos com defesa: coberturas dos gastos relativos a defesa judicial por causa de uma reclamação de terceiros;
  • reparações e indenizações: cobertura dos gastos com ressarcimentos e indenizações por acordos e condenações.

As modalidades

O seguro de responsabilidade civil empresarial pode ser ajustado por diversos ramos empresariais, entre eles:

  • estabelecimentos industriais e comerciais;
  • hotéis e restaurantes;
  • shoppings centers;
  • farmácias e drogarias;
  • clubes;
  • clínicas médicas e odontológicas;
  • escolas e universidades.

A vigência

O prazo de vigência da apólice é o que estabelece o início e o término da validade das coberturas ajustadas. O período deve contar de forma expressa no contrato.

O âmbito da cobertura

Normalmente, as apólices oferecem coberturas ao acontecido nos locais segurados no Brasil.

Porém, algumas empresas seguradas que podem estar submetidas a processos no exterior podem contratar as coberturas internacionais por meio da inserção de cláusulas especiais nas apólices com o acréscimo de prêmio apropriado.

O valor das indenizações

Analisada a responsabilidade civil da empresa segurada, a corretora de seguros fará o reembolso no valor dos danos minuciosamente apurados até o limite do valor contratado por sinistro.

Dentro do valor máximo, a seguradora também reembolsará a quantia relacionada aos custos judiciais e aos honorários advocatícios, desde que a cobertura do seguro esteja regular e que seja possível devido à situação do acidente.

Caso o reembolso exceda o limite de responsabilidade, a seguradora não arcará com as despesas judiciais e responderá pelos prejuízos até o valor do seguro.

Qual é a importância das informações corretas no momento da contratação?

Antes de tudo, é muito importante que você se informe do enquadramento correto da sua empresa, pois o seguro é um serviço que presume a boa-fé contratual.

Compete à seguradora informar todas as condições contratuais de forma escrita e precisa e ao segurado comunicar os dados e as circunstâncias que entender serem importantes para a confecção da proposta de maneira correta e verídica.

A penalidade por divulgação de informações falsas consiste na anulação das coberturas referentes ao contrato do seguro de responsabilidade civil empresarial.

Gostou deste post? Então aproveite a sua visita em nosso blog e leia o texto “Seguro empresarial contra acidentes pessoais: quando é indicado?”.

Foto de HH E on Unsplash