Seguro contra acidente ambiental no transporte: entenda por que contratar um

Diversos são os riscos ambientais causados pelo transporte rodoviário, entre eles, o tombamento de caminhão com lixo tóxico e a emissão de poluentes. Dependendo do tipo de acidente, muitos danos são causados ao meio ambiente e à saúde das pessoas que habitam certa região, provocando sérios problemas financeiros e jurídicos para a companhia. Nesse caso, contar com um seguro contra acidente ambiental no transporte é fundamental.

Apesar de ser uma modalidade com reconhecimento crescente no país, é importante entender melhor sobre ela. Devido às vantagens oferecidas, especialmente no atendimento emergencial fornecido.

Para esclarecer as principais dúvidas, elaboramos este post. Confira!

O que é o seguro contra acidente ambiental no transporte?

Se trata de um tipo de apólice contratada pela empresa, principalmente as que usam algum tipo de produto que possa provocar poluição ou degradação ambiental na execução dos seus serviços. O seguro garante, dentro das coberturas contratadas, o ressarcimento dos prejuízos causados ao meio ambiente, originários das atividades desenvolvidas pelo segurado, com o objetivo de reparar e corrigir esses danos.

Qual é a importância desse seguro?

Conforme a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei Federal nº 6938/81, em seu artigo 14, parágrafo 1º, o poluidor tem a obrigação, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os prejuízos gerados ao meio ambiente e a terceiros, caso a sua atividade seja a provocadora de um acidente ambiental.

Qual é a cobertura?

Entre as principais coberturas do seguro contra acidente ambiental no transporte estão:

  • limpeza da área;
  • remediação;
  • danos materiais;
  • danos pessoais;
  • locais de descarte de resíduos;
  • lucros cessantes (segurado e terceiros).

Como a avaliação do seguro é realizada?

Antes de o seguro ser contratado, é realizada uma avaliação dos possíveis fatos geradores e danos potencias relativos às operações do segurado, além da co-responsabilidade nas atividades.

Porque é necessário contratar o seguro?

Os danos ambientais podem provocar prejuízos irreparáveis, além de afetar negativamente a reputação da empresa. Por este motivo, toda organização deve se proteger e resguardar dos acidentes ao meio ambiente. E o seguro é uma forma de se precaver desse tipo de situação.

Todas as atividades de risco possuem chances de que seu exercício provoque um impacto ambiental, e quando isso ocorre, a resolução normalmente engloba procedimentos complexos e caros. Além disso, existe o desafio da empresa em executar as medidas emergenciais, e o seguro pode providenciar essas práticas ou reembolsar do segurado.

Agora que você entende melhor o que é o seguro contra acidente ambiental no transporte sua importância, coberturas e vantagens. É necessário entender que a sua contratação pela empresa não a isenta cuidar do meio ambiente. Hoje as companhias já estão mais conscientizadas quando a isso, buscando se manter regulares às leis vigentes de proteção ambiental, além de prezar pela sustentabilidade, redução de poluentes e demais problemas que podem gerar problemas e demandas judiciais.

Quer proteger sua empresa em relação ao acometimento de danos provocados por acidentes pessoais e a penalizações que essas ações podem causar? Então, entre em contato com a gente, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!