Rastreador de veículos: vale a pena ter um?

Um rastreador de veicular tem se tornado cada vez mais necessário para proteger o patrimônio pessoal e empresarial .

Quando os bens são os automóveis, é preciso ainda mais atenção, já que, no Brasil, a taxa de furtos e roubos é altíssima. Na hora de definir qual a melhor estratégia para evitar os riscos cotidianos, é indispensável ficar atento às novas tendências e averiguar qual a melhor solução. Nesse contexto, surgem muitas dúvidas, principalmente sobre o rastreador de veículos.

Vale a pena instalar um rastreador veicular? Ele substitui o seguro? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto e acerte na escolha da proteção mais adequada para você e para a sua empresa!

O que é e como funciona o rastreador veicular?

O rastreador é um pequeno dispositivo de geolocalização, semelhante a um aparelho celular (tecnologias GSM, SMS, GPRS, GPS).  Após instalado, ele possibilita o acompanhamento da circulação e estacionamento do veículo através de sinais de antenas e/ou satélites.

Como nos celulares, é necessário um chip telefônico para o envio de comandos via SMS. Dessa forma, as mensagens enviadas para as plataformas de rastreamento permitem ao dispositivo informar as coordenadas geográficas do veículo (inclusive, sem o uso da internet).

Basicamente, os rastreadores funcionam de duas formas: radiofrequência (RS) ou Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os rastreadores de veículos por radiofrequência, são tecnologicamente mais avançados e operam a partir da captação dos sinais triangulados pelas redes de antenas receptoras. Geralmente, é indicado para grandes centros urbanos e apresenta maior qualidade de sinal e cobertura.

O sistema GPS, por sua vez, costuma ser recomendado aos veículos que circulam majoritariamente nas estradas. Ele é integrado por três componentes básicos: utilizador, espacial e controle. Em termos gerais, o utilizador é o receptor GPS, o espacial é o sistema de satélites em órbita e o controle se refere às estações que mantém atualizadas as posições dos satélites.

Mulheres olhando a tela de um tablet
Em alguns casos é possível rastrear o carro em tempo real.

Quais as vantagens do rastreamento?

Adquirir um rastreador significa saber exatamente onde o veículo está. Nos casos de roubos e furtos, isso garante o resgate do patrimônio evitando, portanto, um grande prejuízo. Saber onde o carro está também quer dizer que, nos casos de sequestro, o socorro possivelmente será mais assertivo. Logo, há um aumento considerável da segurança dos motoristas e passageiros.

Entretanto, essas não são as únicas funcionalidades do dispositivo. Veja outras vantagens do rastreador de veículos:

  • baixo custo de instalação e monitoramento;
  • instalação fácil;
  • não demanda análise de perfil;
  • alguns modelos permitem ouvir o que acontece no interior do veículo;
  • possibilita a gestão da frota, encomendas e cargas;
  • reduz o valor do seguro;
  • bloqueador remoto do motor;
  • assistência 24 horas.

Atualmente, existem diversos tipos de rastreador. Cada modelo tem suas particularidades e funcionalidades. Portanto, é preciso escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Rastreador de veículos ou seguro auto?

Possivelmente, você observou que rastrear um veículo tem vantagens que vão além da proteção do patrimônio. Talvez surja o questionamento: vale a pena contratar um seguro? A resposta é sim! A instalação do acessório deve ser encarada como um complemento e não como a proteção total, já que muitas vezes o rastreador está condicionado ao seguro.

Vale lembrar que furtos e roubos não são as únicas fontes de dano. Acidentes acontecem e estar amparado nas emergências faz toda diferença. Não precisar se preocupar com a resolução de alguns problemas significa, inclusive, ter mais tempo para a família e para outras atividades.

Portanto, imagine situações de sinistro, como colisão, perda total, quebra do automotor, pane seca, desastre natural ou outros tipos de acidentes. Nesses momentos, será possível contar com a assistência necessária para garantir a resolução do problema sem maiores dores de cabeça. Atenção, para ter sucesso é imprescindível escolher uma empresa confiável e reconhecida no mercado.

Enfim, o rastreador veicular é um acessório muito importante e apresenta diversas vantagens. Localização, bloqueio, gestão da frota etc. Na hora de escolher o modelo, analise suas necessidades e não se esqueça que ele não é capaz de substituir o seguro.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre rastreador de veículos, confira também como escolher corretamente o seguro do carro.

Imagens: Matheus Bertelli no Pexels, Chave de carro, smartphone GPS.