Passo a passo: como acionar o seguro de automóvel

acionar o seguro de automóvel
Todo motorista está sujeito a se envolver em uma ocorrência de trânsito. No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre como acionar o seguro de automóvel.

Ter um seguro auto é sinônimo de proteção e garantia, afinal, mesmo tomando muito cuidado todo motorista está sujeito a se envolver em uma ocorrência de trânsito. No entanto, quando esse tipo de situação acontece, é comum surgirem dúvidas sobre como acionar o seguro de automóvel.

O procedimento pode ser necessário em alguns momentos na vigência da apólice — no caso de um sinistro de roubo do veículo ou em uma colisão com perda parcial ou total do bem, por exemplo. Nessas circunstâncias, entrar em contato com a sua seguradora é a melhor maneira de evitar um prejuízo ainda maior.

Portanto é importante lembrar que para reparar os danos no carro de um terceiro você precisa contar com essa cobertura em seu seguro. Já para realizar o conserto do seu próprio veículo, provavelmente será necessário pagar o valor da franquia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira como acionar o seguro de automóvel.

Registre o boletim de ocorrência

Sempre que houver uma batida, todas as pessoas envolvidas no acidente devem registrar um boletim de ocorrência — no documento estarão registrados todos os fatos do evento. Esse processo é ainda mais importante se você foi o responsável pela batida, pois o boletim é um dos documentos essenciais para o acionamento do seguro.

Por isso, não se esqueça de anotar todas as informações possíveis sobre a ocorrência. Como local do acidente, dados dos veículos e informações pessoais dos envolvidos. De posse do conteúdo, dirija-se a delegacia mais próxima e registre o seu BO. Em acidentes sem vítimas, é possível realizar o registro pela Internet.

Procure uma oficina

Se a batida foi de pequena proporção e os veículos envolvidos não sofreram grandes danos. Acionar o seguro talvez não seja a melhor opção. Isso porque a companhia só realizará o pagamento do conserto do seu carro se o valor do serviço for maior que o da sua franquia.

No caso de sinistro para veículos de terceiros, o seguro reembolsa os reparos até o limite de valor especificado em sua apólice. Se o dano for pequeno, verifique se não vale a pena realizar o pagamento por fora. Afinal, quando acionamos o seguro, é praticamente certa a perda do bônus na renovação.

Ilustração de uma batida de carro leve.
Se a batida foi de pequena acionar o seguro pode não ser a melhor opção.

Entre em contato com a seguradora

Você considerou a situação e concluiu que a melhor alternativa é mesmo o acionamento do seguro. Nesse caso, entre em contato com a seguradora e efetue o aviso de sinistro, isto é, o comunicado do ocorrido.

Além de fazer uma descrição completa do que aconteceu, será preciso enviar a documentação solicitada para o andamento do registro. Como cópias do certificado de registro e licenciamento de veículo, do boletim de ocorrência e dos documentos pessoais RG, CPF, CNH, etc.

Assim que finalizar o contato, provavelmente você terá que aguardar um prazo para que a seguradora realize a análise do seu pedido. Geralmente, o prazo máximo para a verificação e indenização da seguradora é de 30 dias contados. A partir da entrega de toda a documentação.

Faça as vistorias

Um dos procedimentos mais comuns, a realização de vistoria, é um processo solicitado pela seguradora. Tanto para o reparo do seu próprio veículo quanto para o conserto do automóvel do terceiro.

Por isso, procure seguir à risca as indicações da empresa. Ao fazer isso, você garante que a resolução do seu problema acontecerá da melhor forma e o mais breve possível.

Receba a sua indenização

Após o envio da documentação e da realização da(s) vistoria(s). A companhia de seguros efetuará o pagamento das indenizações e concluirá o processo. Vale ressaltar que o reembolso só será autorizado se a sua apólice estiver em dia. E o veículo estiver livre de qualquer restrição.

Portanto, por mais desagradável que seja qualquer tipo de ocorrência de trânsito, é fundamental manter a calma. E buscar a resolução do problema de forma pacífica e correta. Em suma, siga esse passo a passo sobre como acionar o seguro de automóvel e garanta um final feliz para todos os envolvidos.

Agora que você já sabe como agir quando precisar do seguro, confira quais cuidados precisam ser tomados na hora de contratar um para o seu veículo.

Imagens: acidente.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.