O que é seguro garantia e como ajuda no cumprimento de contratos?

Você sabe o que é seguro garantia?
Para entender melhor do que se trata, confira neste post o que é o seguro garantia e como ele faz com que os acordos sejam cumpridos!

Com o objetivo de diminuir os prejuízos para empresas e órgãos públicos e de aumentar a segurança nas relações comerciais, esse serviço protege todas as condições contratadas.

Na hora de fazer a contratação de serviços ou produtos, é fundamental utilizar um contrato para dispor todas as condições que devem ser observadas e cumpridas. Contudo, nem mesmo a existência de multas pode ser o suficiente para que tudo seja cumprido, e é por isso que o seguro garantia foi criado.

Para entender melhor do que se trata, confira neste post o que é o seguro garantia e como ele faz com que os acordos sejam cumpridos!

Duas pessoas olhando um contrato

O que é seguro garantia?

Esse seguro é um mecanismo pelo qual é possível garantir que contratos variados sejam executados conforme o esperado. Ele cobra questões como construção, fabricação ou entrega de produtos, assim como a prestação de serviços.

O seguro garantia inclui três elementos principais:

  • o garantido, que é quem recebe o valor do prêmio caso as condições não sejam cumpridas;
  • o garantidor, que executa a ação protegida e paga o valor do prêmio;
  • o risco, que diz respeito às chances de haver o sinistro.

Como funciona o seguro garantia?

A seguradora avalia o garantido e garantidor, bem como o contrato e suas condições. A partir disso, é ela quem define qual é o risco da apólice ter que ser acionada e estabelece um valor para compensar possíveis prejuízos ao garantido.

Ela é, portanto, uma espécie de caução — só que mais fácil de ser obtida e que custa menos — que oferece vantagens para todos os envolvidos.

Quais são as modalidades existentes?

Como há diversas necessidades quanto à execução de contratos, esse seguro surge em diferentes modalidades. Entre as mais utilizadas, estão:

  • do licitante, que serve para estabelecer que o vencedor de uma licitação cumprirá com o serviço dentro do preço proposto e no prazo estabelecido pela licitação;
  • do executante, um dos mais comuns, pois garante que prejuízos sejam ressarcidos em relação à prestação de serviços. Fornecimentos de bens ou de construção e o valor máximo é determinado pela apólice, a qual é estabelecida junto à seguradora;
  • de perfeito funcionamento, a qual estabelece o pagamento de valores para quando o resultado entregue diverge da qualidade contratada e causa prejuízos;
  • adiantamento de pagamentos, que serve para indenizar o segurado em relação às quitações feitas antecipadamente, sem que o serviço ou fornecimento tenha iniciado;
  • de retenção de pagamentos, a qual indeniza o segurado por prejuízos causados devido à necessidade de reter parte dos pagamentos e é a principal forma de substituir a exigência de caução.

Há, ainda, outras modalidades, como o aduaneiro, imobiliário, judicial e o administrativo. Cada setor, inclusive, pode ter necessidades específicas.

3 pessoas conversando sobre o seguro garantia.

Para quem ele é destinado o seguro garantia?

O seguro garantia pode ser utilizado por qualquer negócio e, até mesmo, por órgãos de administração pública. Ou seja, empresas privadas que participam de licitações, por exemplo, podem fazer parte de um seguro como esse para garantir que o órgão público não sofra com prejuízos.

Sendo assim também é um serviço que pode ser aplicado normalmente para duas empresas privadas — de todos os tamanhos e setores —, basta que haja uma relação comercial com acordo estabelecido entre elas.

Pessoa assinando um contrato.

Como ele ajuda no cumprimento de contratos?

Em suma o principal elemento que garante que os contratos sejam cumpridos é a presença de uma terceira parte, que é a corretora de seguros. A seguradora intermediará possíveis conflitos quanto à qualidade ou atrasos, além de favorecer a viabilização de ações.

Nos casos em que não houver a possibilidade de cumprimento, os prejuízos são ressarcidos dentro do limite das apólices. Em alguns casos, há garantias quanto à contratação de outras empresas para finalizar o trabalho conforme o esperado e no prazo estipulado.

Enfim, tudo isso faz com que as exigências sejam cumpridas, sem prejuízos — ao menos, dentro do valor estabelecido pela apólice.

Portanto como você pode perceber, com o seguro garantia há melhor desempenho dos contratos, que são cumpridos como o esperado. Com isso, há mais satisfação para quem contrata serviços, produtos ou construções.

E aí, gostou do conteúdo desse post? Quer conhecer mais sobre o assunto e aproveitar todas essas possibilidades? Então entre em contato conosco para que nossa equipe possa ajudá-lo!

Imagens: contrato, assinatura, 3 pessoas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.