Seguro de vida Individual: um guia completo para você tirar suas dúvidas

Se existe uma certeza é que um dia vamos morrer. Se você partisse hoje, seus familiares ficariam bem financeiramente? Para garantir a estabilidade financeira da sua família, um seguro de vida individual é vital.

Além disso, o seguro de vida individual, ainda oferecer outros benefícios que podem ser muito importantes, em caso de invalidez ou doença, por exemplo. Mas isso vamos falar mais detalhadamente no decorrer deste post.

Então, se quiser ficar por dentro de todos os detalhes, continue comigo e confira nosso guia completo para encontrar a melhor opção em seguro de vida.

Como funciona o seguro de vida individual?

O seguro de vida, nada mais é do que um contrato formalizado com as seguradoras que prevê uma indenização para os segurado e seus dependentes em caso de morte. É um seguro anual com reajuste pré-estabelecidos na apólice, de acordo com o contrato firmado com a seguradora.

A principal finalidade é oferecer uma proteção financeira aos que ficam após sua partida. Além disso, o seguro também pode incluir coberturas opcionais, como já falamos por invalidez por exemplo, permanente ou parcial, e doenças graves. 

O valor do seguro normalmente leva em considerações fatores comportamentais e epidemiológicos. Sendo que quem leva uma vida mais saudável e seguro terá vantagem em relação a quem possui diagnóstico de tabagismo por exemplo. Esse hábito pode elevar o valor do seu seguro.

Vale ressaltar, também, que os seguros de vida devem possuir obrigatoriamente a cobertura para risco de morte, seja ela natural ou acidental. Sendo que são diversas coberturas que podem ser atreladas ao seu seguro, tais como:

  • Invalidez por acidente;
  • Invalidez funcional permanente por doença;
  • Invalidez laborativa permanente por doença;
  • Doenças graves;
  • Diária por internação hospitalar;
  • Diária de incapacidade temporária;
  • Desemprego;

Quais são os benefícios para o segurado?

Optar por um seguro de vida individual é uma forma de garantir a estabilidade financeira da família em caso de uma fatalidade. Embora ninguém deseje passar por um momento como esse, eles são inerentes a nossa vida. 

O seguro de vida individual, confere proteção financeira a seus familiares

Assim dentre os benefícios ao segurado podemos destacar:

1 – Proteção financeira aos beneficiários

Como já falamos, fatalidades acontecem e é importante estar preparado. Com o um seguro de vida, em caso de morte ou invalidez o valor da apólice é liberado para os beneficiários. Você ainda pode personalizar a sua cobertura para finalidades específicas como quitação de dívidas, despesas escolares e outros.

Assim, você protege financeiramente sua família, e protege o seu patrimônio, uma vez que o valor da indenização não é contabilizado no inventário do falecido, sendo um recurso fundamental para que a família possa se restabelecer após a perda de um ente querido.

2 – Garantia financeira em casos de doenças graves

Outro bom motivo para você fazer um seguro de vida, é que caso você passe por uma situação difícil de doença grave, pode receber o pagamento da indenização para custear suas despesas médicas, durante a doença. Neste caso novamente você protege a sua família de problemas financeiros e ainda garante o seu patrimônio, uma vez que não será necessário se desfazer de bens para arcar com os custos do tratamento.

3 – Reembolso de despesas médicas e hospitalares

Como no tópico anterior, não necessariamente o seguro de vida pode ser utilizado somente após a morte do segurado. Em alguns casos, dependendo das coberturas acordadas em sua apólice é possível resgatar parcialmente o valor da indenização para reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Sendo que, neste caso o valor é limitado ao capital segurado.

Para essa modalidade, existem algumas regras importantes que precisam ser seguidas, como por exemplo, os valores precisam ser comprovados no prazo estabelecido na sua apólice que por sua vez necessita tratar de pleno amparo a imprevistos.

4 – Garantia de assistência ao beneficiário

Uma questão importante em relação ao seguro de vida, é que o segurado pode escolher a quem será destinada a indenização em caso de falecimento. Assim o valor não fica restrito a herdeiros e familiares, mas pode ser repassado para terceiros se assim estiver determinado em contrato.

Sendo que o valor da indenização não entra no inventário, sendo repassado para o beneficiário determinado em poucos dias, não sendo necessário aguardar burocracias legais, como para a liberação dos demais bens.

Quais as diferenças entre seguro de vida individual e de grupo?

Seguro de vida em grupo, é contratado para pessoas que possuem um vínculo em comum

Agora que você já viu alguns benefícios em relação ao seguro de vida individual, talvez esteja se perguntando quais as diferenças entre essa modalidade e o seguro em grupo. Para lhe auxiliar vamos explicar de forma bem rápida e simples.

Como já vimos até aqui, o seguro de vida individual é contratado diretamente pela pessoa junto a uma corretora ou seguradora de confiança, sendo que a apólice é personalizada para atender suas necessidades específica. 

Já o seguro de vida em grupo, é contratado para um grupo de pessoas, por um empresa para seus funcionários, por exemplo. Sendo que atende pessoas que tenham um vínculo em comum, e as negociações do seguro (cobertura e valores), são comum a todos os participante do grupo.

Assim, ambas as modalidades são importantes, no entanto, cada uma delas atende a uma necessidade específica. Então se você já possui um seguro de vida em grupo, analise as coberturas disponíveis, normalmente vale a pena investir em um seguro de vida individual e melhorar as condições da sua apólice.

Onde contratar o seguro de vida individual?

O seguro de vida individual é firmado entre a pessoa interessada e uma seguradora, por intermédio de um corretor. Assim existem inúmeras opções no mercado, para que você possa escolher a seguradora que lhe apresenta melhores condições.

No entanto, é importante ficar atento a credibilidade e a experiência da sua seguradora, para que possa fazer um seguro que realmente atenda às suas necessidades e com valores e condições justas. Hoje em dia  fraudes em seguros são muito comuns, por isso, ter confiança na sua corretora é fundamental para proteger o seu patrimônio.

Se ficou interessado, venha conhecer a nossa LGD Seguros e faça uma cotação sem compromissos!

Imagens: Casamento, Grupo, Homem.