Conheça 6 equipamentos de segurança residencial e empresarial

Contar com equipamentos de segurança residencial e empresarial é essencial para garantir a proteção do patrimônio, principalmente quando os riscos de furtos, roubos e demais ações que causem prejuízos financeiros crescem de forma relevante, proporcionando um sentimento de insegurança entre as pessoas.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para diminuir a vulnerabilidade das residências e empresas diante desses fatores, e é importante que você saiba as funcionalidades de cada uma.

Pensando nisso, elaboramos este post para apresentar alguns equipamentos de segurança existentes e mostrar como funcionam. Confira!

Homem negro usando a biometria para abrir a porta de sua mansão.

1. Sistema biométrico para abertura de portas

Os leitores biométricos são muito eficazes por concederem acesso a entradas com base na análise dos proprietários do patrimônio. A biometria pode ser inserida em fechaduras, portas, portões etc. Por ter um índice de falha quase nulo, o serviço tem um custo maior para a sua aquisição.

Além dos modelos que realizam a leitura das digitai, existem alguns que apenas desbloqueiam a entrada com a leitura de estrutura fácil ou retina dos olhos, o que é muito interessante.

2. Porteiro eletrônico com vídeo

Ao utilizar um porteiro eletrônico com vídeo, assim que alguém tocar a campainha, é possível ver, por meio de uma câmera localizada na entrada, quem é a pessoa e se é seguro abrir o portão para ela.

Trata-se de uma ferramenta muito útil para evitar certos tipos de situações de risco, como pessoas conhecidas entrarem na empresa ou residência sob a coerção de criminosos. Para tornar esse procedimento ainda mais eficaz, é possível atrelar um sistema de câmeras de vigilância ao mecanismo.

Câmera de segurança um dos equipamentos de segurança.

3. Circuito fechado de TV (CFTV)

O CFTV é um equipamento que monitora toda a movimentação na residência ou empresa. Ele registra e arquiva vídeos com áudio em alta definição, assegurando o monitoramento no decorrer das 24 horas do dia. Dessa forma, o proprietário consegue acompanhar em tempo real o que ocorre no local, por meio de computadores e dispositivos móveis.

Além disso, a ferramenta atua como alarme, superando a funcionalidade de ser somente um registro de imagens e monitoramento. O CFTV integra uma central sincronizada com a polícia, agilizando o combate aos riscos e se tornando uma opção efetiva para proteger o patrimônio.

4. Central e cerca elétrica

As cercas elétricas são recursos de proteção muito usados no ramo de segurança, já que impedem fisicamente o acesso de invasores, além de desestimular a sua ação no local.

A cerca elétrica opera por meio de um energizador, o qual transforma a energia convencional da rede elétrica em um pulso de alta tensão, que é transferido por toda a extensão dos fios da cerca.

Ao encostar nos fios, o invasor fecha o circuito e recebe uma descarga elétrica — a intensidade varia de acordo com as peculiaridades da instalação. Junto com outros equipamentos de segurança residencial e empresarial, como os alarmes, a proteção do local se torna ainda maior nas situações de perigo.

5. Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes contam com o auxílio do sistema de biometria para abrir as portas, substituindo a utilização de chaves. Dessa forma, apenas pessoas autorizadas podem acessar o local com o sistema implementado.

Existem algumas opções integradas a aplicativos do fabricante ou com senhas numéricas, em que os proprietários podem trancar e destrancar a porta de forma remota, sem a necessidade de averiguar se ela foi trancada fisicamente.

Homem roubando uma casa.

6. Alarmes

Os alarmes são estruturas integradas por diferentes modelos de dispositivos e sensores específicos de movimento e presença, posicionados em locais estratégicos com o objetivo de prevenir invasões, roubos e demais ações perigosas.

O sistema é conectado a centrais operacionais, que fazem um monitoramento 24 horas por dia para assegurar a tranquilidade do usuário. Sua instalação e manutenção são simples, além de ter um custo-benefício interessante.

Agora que você já conhece os principais equipamentos de segurança residencial e empresarial existentes, contar com a contratação de um seguro também pode ser uma boa ideia, já que oferece coberturas exclusivas, assistências e serviços emergenciais em casos de imprevistos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Já fez a cotação do seu seguro

Fale com o seu Corretor ou cote conosco.

Imagens: biometria, câmera, ladrão.