Firmar um contrato de seguro significa garantir proteção e assistência ao patrimônio, menos dores de cabeça e mais tempo para se dedicar a outras atividades, aumentando a qualidade de vida do contratante.
No entanto, é necessário prestar atenção aos detalhes na hora de fazer a escolha a fim de evitar dores de cabeça no futuro. Antes de escolher uma empresa é muito importante verificar qual a sua reputação no mercado.
Pensando nisso, fizemos este post com a finalidade de orientar sobre alguns cuidados que você deve tomar na hora de contratar um seguro. Continue a leitura e confira!
Verifique a reputação da seguradora
O sucesso no contrato de seguro depende da pesquisa. Antes de escolher uma empresa é muito importante verificar qual a sua reputação no mercado. Para isso, a internet é uma ótima aliada. Assim, busque referências sobre a seguradora, visite suas redes sociais, leia os comentários dos usuários e não se esqueça de consultar os sites de defesa do consumidor e da SUSEP.
Procure o melhor custo-benefício e assistência
Prefira as seguradoras que oferecem um bom custo-benefício em relação aos serviços oferecidos. O seguro é um investimento, portanto, o preço é importante, mas não deve ser o único critério de escolha. Portanto, o recomendado é fazer as cotações com o auxílio de um corretor.
Cada modalidade de seguro tem suas particularidades. O seguro auto, por exemplo, usa o Questionário de Avaliação de Risco para determinar o valor. Entenda quais são os critérios adotados e escolha a empresa que oferece maior disponibilidade de negociação, 110% do valor segurado (se for o caso) e melhores condições de pagamento.
Além disso, o valor final está ligado ao tipo de cobertura escolhida. O investimento só vale a pena se a seguradora cumprir com o combinado. Então, procure se informar sobre a qualidade e agilidade da assistência, canais de comunicação com a empresa e atendimento pós-venda.
Escolha a cobertura adequada ao seu perfil
Acima de tudo, tome cuidado para não contratar serviços que não serão úteis. Inclua no contrato apenas as assistências que farão a diferença nas horas de emergências ou sinistros. Para escolher a cobertura ideal preste atenção à sua rotina e ao objeto segurado – as necessidades de um seguro variam de acordo com o bem protegido, pois as de um seguro auto não são iguais às de um seguro empresarial, por exemplo.
Os serviços disponíveis variam de acordo com a seguradora e algumas delas são especialistas em determinados riscos. Estude as modalidades oferecidas e franquias. Tome conhecimento de quais itens não são contemplados pela apólice. Antes de assinar o contrato é preciso garantir que as expectativas serão atendidas.

Fique atento ao contrato de seguro
Detalhes fazem toda a diferença. Esclareça o significado dos termos técnicos e certifique-se de que todos os riscos cobertos estão na apólice. O contrato é um documento com valor jurídico e nele são formalizadas as obrigações e direitos da seguradora e do segurado. Em termos gerais, o documento deve contar com:
- dados dos envolvidos na negociação;
- riscos cobertos e não cobertos;
- data de emissão;
- período de vigência;
- limites máximos de garantias e indenização de cada cobertura;
- valor do prêmio e outros dados fiscais.
Portanto, a assinatura do contrato é um momento importante. Nessas horas, contar com um corretor é indispensável para adquirir o melhor produto e não cair em ciladas.
Tenha um corretor à sua disposição
O contrato de seguro é complexo e para fazer um bom investimento é preciso de experiência no assunto. Para isso existem os especialistas em seguros, que são responsáveis pela intermediação entre segurado e seguradora, proteção do patrimônio e avaliação de riscos.
Os corretores detêm conhecimento sobre o mercado, liquidação, regulação de sinistro e renovações e por isso são profissionais credenciados pela SUSEP. Além disso, esses especialistas buscam oferecer aos segurados as melhores soluções e ofertas.
Ao tomar essas precauções você acertará na contratação. Procure uma corretora confiável e preze pelo diálogo, afinal, não podem restar dúvidas quando o que está em jogo é o seu patrimônio e bem-estar.
Enfim, agora que você já sabe quais são os cuidados relacionados ao contrato de seguro, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro do assunto!
Imagens: empresarias, contrato.