O que você deve considerar ao contratar um seguro empresarial?

seguro empresarial - o que você deve considerar?

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa. Além disso, alguns seguros são obrigatórios, conforme a legislação vigente.

Os planos empresariais disponibilizados atualmente cobrem várias situações, dependendo da cobertura escolhida após análise das características da empresa. Contratar um seguro traz mais tranquilidade para os empresários, que serão protegidos de diversas ocorrências, e para os colaboradores, que se sentirão mais seguros e amparados caso sofram algum acidente.

Porém, é preciso atentar-se a alguns pontos no momento de escolher o seguro empresarial que mais se adéqua ao seu negócio e, para ajudar, elaboramos este texto. Acompanhe!

Saiba quais são os seguros obrigatórios para seu negócio

Alguns seguros são obrigatórios e exigidos por lei, como cobertura a incêndios, responsabilidade civil, entre outros. Porém, essa obrigatoriedade não é igual para todos. Ela varia de acordo com as atividades exercidas e segmento da organização.

Por isso, antes de decidir pelo seguro empresarial da sua empresa, busque conhecer quais são as proteções exigidas para seu tipo de negócio.

Avalie quais são os principais riscos

Os valores dos seguros são definidos de acordo com as coberturas solicitadas. Por esse motivo, avalie quais são os principais riscos que precisam ser protegidos.

Algumas seguradoras apresentam pacotes de coberturas diferenciados dependendo do porte da empresa e, caso seu negócio não disponha de muitos recursos, contrate pelo menos as coberturas que são obrigatórias. Assim, sua empresa estará em conformidade com a legislação.

Identifique as coberturas presentes na apólice

Avalie as coberturas propostas na apólice e, se for necessário, solicite ao corretor algumas coberturas específicas para a sua empresa, mesmo que você tenha que investir um valor pouco maior.

Muitas vezes, economizar não é tão benéfico, já que isso pode ocasionar a eliminação de uma cobertura fundamental para seu ramo de atuação, o que pode custar caro no futuro.

Para evitar que você faça um seguro inapropriado para o seu negócio, busque sempre o auxílio de um corretor e seguradora especializados e que possam orientar sobre as coberturas que realmente devem ser contratadas e que caibam dentro do seu orçamento.

Entenda como é feita a definição do valor do seguro empresarial

Geralmente, o valor do seguro é calculado conforme a possibilidade de riscos de acidentes, o dano máximo que pode acontecer e a experiência de soluções nesses casos pela seguradora.

É realizada uma análise dos riscos enfrentados pela organização, a forma como são enfrentados e quais são os efeitos caso venham a acontecer e, para isso, podem ser realizadas inspeções de riscos especializadas. A estrutura da empresa e o local onde se situa também podem ser avaliados, entre outros requisitos que sejam considerados importantes.

Então, sempre em caso de dúvidas questione a corretora de seguros. Dessa forma, você garante que o valor do seguro estará de acordo com a exigência da sua empresa e que será proveitoso caso você realmente precise.

Agora que você já sabe o que é importante na hora de contratar um seguro empresarial, procure deixar a empresa sempre protegida e em conformidade com a lei. Lembre-se de que, dessa forma, você se sentirá mais protegido e que por meio do seguro é possível evitar grandes prejuízos ao negócio.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente as suas experiências e opiniões sobre o tema!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

E-BOOK TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEGURO EMPRESARIAL​

Ter um seguro empresarial é indispensável. Afinal, por meio dele é possível proteger o negócio de diversos riscos que podem prejudicar as finanças e destruir todo o trabalho investido na busca do sucesso da empresa.