Descubra agora como se prevenir dos riscos ambientais no transporte

Comumente presentes no ambiente de trabalho, os riscos ambientais no transporte se referem a substâncias ou elementos que podem causar danos à saúde, bem-estar e integridade dos trabalhadores em sua rotina profissional.

Isto é, são fatores inerentes ao ofício que podem prejudicar os profissionais de acordo com a intensidade, concentração, natureza ou tempo de exposição. Nesse contexto, são considerados riscos ambientais: os agentes físicos, como ruídos e vibrações; químicos, como poeiras, neblinas e gases; biológicos, como fungos, parasitas e bactérias, entre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira algumas dicas imperdíveis para as empresas se precaverem desses riscos.

Conversa entre duas pessoas, uma está prestes a assinar um contrato sobre medidas que diminuam os riscos ambientais no transporte

Adote medidas que diminuam o risco

Por mais simples que seja, toda atividade profissional pode oferecer algum tipo de risco à saúde dos funcionários de uma empresa. Mas, se o ofício é realizado em locais onde há exposição a agentes nocivos, a organização é obrigada a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos seus colaboradores.

Os EPIs são ferramentas essenciais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, protegem os trabalhadores e permitem que a produtividade não seja afetada pela ocorrência de eventos negativos.

No entanto, como cada função exige medidas específicas, é importante conhecer os riscos, as atividades e eventualidades de cada setor e/ou equipe de trabalho. Assim, será muito mais simples identificar os equipamentos ideais para cada ocupação.

Instrua e fiscalize os colaboradores

Como mencionado, os riscos ambientais no transporte se dividem em agentes físicos, químicos, biológicos, acidentais e ergonômicos. Contudo, antes de prevenir qualquer incidente, é fundamental instruir os funcionários sobre as ameaças a que estão submetidos em sua rotina profissional.

Isso porque quando os colaboradores estão cientes das possíveis situações de perigo, automaticamente eles criam uma consciência sobre a relevância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, é importante promover palestras, seminários e treinamentos para divulgar e informar os profissionais sobre essas condições.

No entanto, não adianta fornecer os equipamentos e instruir os funcionários se eles não utilizarem os equipamentos, certo? Portanto, não deixe de fiscalizar se os trabalhadores fazem bom uso dos EPIs. Em caso de descuido ou negligência, cabe a aplicação de uma advertência.

Evite improvisos

As doenças ocupacionais e os acidentes são ocorrências a serem evitadas a todo custo nos ambientes de trabalho. No entanto, infelizmente, algumas empresas não dão a devida importância à questão e acabam aplicando soluções inadequadas aos contratempos e complicações que acontecem no local.

Assim, vale ressaltar que é fundamental evitar improvisos, isto é, procure seguir a risca as regras da organização e insira o mesmo pensamento em toda equipe.

Várias pessoas em uma mesa estão em uma reunião, duas está dando um aperto de mão.

Contrate um seguro especializado

Outro ponto relevante é que, hoje em dia, todas as transportadoras e empresas do setor rodoviário responsáveis pela condução de cargas perigosas são obrigadas a realizar a previsão dos riscos ambientais e se proteger deles. Portanto, contar com um seguro especializado é fundamental para dispor de tranquilidade e segurança em seus deslocamentos.

Direcionado às empresas do setor, o seguro de transporte ambiental visa garantir as perdas e os danos relacionados às circunstâncias de poluição do meio ambiente decorrentes da carga transportada. Assim, em qualquer situação de acidente ou imprevisto, o benefício pode reparar os danos e, ainda, cobrir os prejuízos da corporação.

Em um cenário competitivo e dinâmico como o atual, um grande desafio das empresas é promover um ambiente de trabalho em que a eficiência e a saúde dos seus funcionários possam conviver em harmonia. Por isso, é fundamental buscar maneiras adequadas de se prevenir de possíveis situações de perigo como os riscos ambientais no transporte.

Quer saber quais medidas adotas para prevenir esses riscos? Então, entre em contato com a LGD Corretora de Seguros e conte com o apoio de uma empresa especializada e reconhecida no mercado.

Já fez a cotação do seu seguro

Fale com o seu Corretor ou cote conosco.

Imagens: conversa, aperto de mão.