Conheça 8 coberturas do seguro de vida que atendem as mais diversas situações

O seguro de vida é composto por várias coberturas para atender a diversas situações

As coberturas do seguro de vida são essenciais para a pessoa que busca oferecer segurança para seus familiares em caso de imprevisto, como acidente ou morte, garantindo condições para que possam arcar com as despesas do dia a dia.

O seguro de vida é composto por várias coberturas para atender a diversas situações. Portanto, para assegurar um investimento adequado e evitar a contratação de serviços que não serão utilizados, é importante entender as suas reais necessidades.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar as 8 principais coberturas existentes, de forma que você possa optar pelo melhor contrato. Confira!

1. Cobertura por morte

Pode incluir óbito por motivo acidental (acidente de trânsito), natural (idade mais avançada) ou os dois. Assim nesse tipo de cobertura, o valor contratado é repassado para o beneficiário definido no contrato, como esposa, filho ou outra pessoa previamente estabelecida.

No momento de escolher o seguro, é importante se informar a respeito dos riscos excluídos. Por exemplo, o falecimento devido a furacões ou outros desastres naturais.

2. Cobertura por invalidez

É uma opção que pode ser usufruída em vida. Já que serve nas situações em que doenças ou acidentes geram a perda parcial ou total de membros ou do funcionamento de órgãos. Afetando a capacidade de trabalhar.

Entre as principais coberturas do seguro de vida estão:

  • invalidez parcial ou total por acidente: ocorre em casos de acidentes (como uma queda) que causem uma incapacidade;
  • invalidez permanente total devido a acidente: é semelhante à anterior, contudo, a indenização será paga caso a invalidez seja completa;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente com majoração: geralmente é contratada por profissionais liberais que dependem de uma parte do corpo específica para trabalhar, como os médicos e cabeleireiros que precisam das mãos. Assim o valor depende da parte do corpo que possa ser mais prejudicada, com o fito de recebimento de uma indenização maior.

3. Cobertura por incapacidade temporária

A princípio essa cobertura garante financeiramente o segurado com o pagamento de diárias, se ele se afastar temporariamente de sua atividade remunerada por não ter condições de trabalhar, devido a motivos de acidente pessoal ou doença que forem cobertos pelo plano.

4. Cobertura antecipada por invalidez funcional permanente total por doença

Ocorre nos casos em que o indivíduo é diagnosticado com uma doença limitante, que impossibilite que viva da mesma forma e que gera gastos com tratamentos que, na maioria das vezes, são elevados e os planos de saúde não cobrem. Então, a seguradora efetua o pagamento da indenização antecipadamente.

Duas pessoas felizes em um carro, estão na janela, ambos felizes.

5. Cobertura por invalidez funcional permanente total por doença

Essa cobertura é referente à invalidez por doença. Funciona da mesma forma que as outras, mudando somente a causa da invalidez.

6. Cobertura de doenças graves

Em casos de diagnóstico de doenças graves, quem deseja se prevenir financeiramente pode contratar um seguro de vida com esse tipo de cobertura. Portanto entre as doenças cobertas por esse plano estão:

  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • doença de Alzheimer;
  • câncer, leucemia, doenças malignas no sistema linfático, entre outras.

Os custos com tratamentos quimioterápicos são muitos altos, impedindo que o auxílio-doença consiga cobri-los, portanto esse é um bom exemplo do papel importante que exerce o seguro de vida.

7. Despesas médico-hospitalares e odontológicas

Assegura o reembolso, limitado ao valor contratado, referente às despesas médicas, hospitalares e odontológicas que o segurado tiver com seu tratamento. Assim é possível escolher livremente os prestadores de serviço, porém, os gastos devem ser comprovados por meio de notas fiscais.

8. Auxílio-funeral

Reembolsa os gastos com funeral do segurando em caso de falecimento no tempo de vigência. Assim a família pode escolher o serviço que achar melhor. E para receber a quantia gasta, até o limite da apólice, basta mostrar as notas fiscais. No contrato fica definido a quem o valor correspondente será pago.

Agora que entende melhor sobre as coberturas do seguro de vida, no caso de contratação. Não deixe de avaliar as situações mais adequadas ao seu perfil. Além disso, é essencial contar com o auxílio de uma corretora de confiança que vai orientar você e oferecer todo o apoio necessário do início ao fim da contratação.

Então, quer ficar por dentro de todas as novidades? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.