Contar com um seguro automotivo significa proteção ao patrimônio, tranquilidade no cotidiano e aumento da qualidade de vida. Uma grande vantagem é contar com um carro reserva.
Imprevistos acontecem e ter com o que contar nesses momentos faz toda a diferença. Entretanto, após contratar o seguro, algumas dúvidas permanecem, principalmente aquelas relacionadas à cobertura e à utilização dos serviços de assistência como carro reserva.
Separamos para você um artigo com as principais informações sobre o carro reserva. Confira!
O que é necessário para contar com essa assistência?
O carro reserva não faz parte da cobertura básica do seguro. Mas para contar com essa vantagem, o segurado deve optar por esse tipo de assistência no momento da assinatura do contrato.
Entretanto, caso você não tenha incluído o carro reserva na cobertura do seguro, entre em contato com seu corretor para realizar um endosso.
Quando o carro reserva faz parte da cobertura, basta acionar a seguradora. Na ocasião, ela indicará o local de retirada do automóvel.
Portanto ao retirar o veículo, o segurado deverá apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o cartão de crédito (procedimento padrão necessário ao pagamento da franquia em caso de sinistro).
Quando o carro reserva pode ser usado?
O carro reserva não pode ser usado indiscriminadamente. O serviço pode ser acionado nos casos de:
- roubo ou furto do carro principal;
- quando o carro segurado estiver em reparo ou manutenção;
- o carro principal for danificado de forma irreparável (perda total);
- quando houver sinistros decorrentes de fenômenos naturais (se cobertos pela apólice).
Além dessas limitações, algumas outras podem ser impostas, a depender do seguro. Por isso, é importante conversar com o seu corretor acerca das previsões da apólice.

Quais são as condições de uso do carro reserva?
Existem algumas limitações quanto ao uso e você precisa conhecê-las para evitar dores de cabeça. Basicamente, existem 2 condições.
Geralmente, o veículo reserva disponibilizado pela seguradora é um modelo básico (sem opcionais, como ar-condicionado, direção hidráulica etc.). Então é possível desfrutar de um carro com tais recursos. Entretanto, as condições devem ser negociadas com a seguradora e o segurado possivelmente terá que arcar com os custos adicionais.
A segunda diz respeito ao tempo. Assim também, é preciso verificar na apólice qual é o prazo estabelecido pela seguradora para o uso do carro reserva. Quando há limitação de tempo estipulada, o prazo de utilização varia entre 7 e 15 dias. Vale lembrar que, quanto maior o prazo de uso do carro adicional, maior será o valor do investimento no seguro.
Normalmente, as seguradoras têm parcerias e programas de benefícios que oferecem descontos aos contratantes. Por isso, é possível negociar as condições de uso do carro reserva. Ou seja, alugar um carro com desconto quando o período de uso for superior ao da apólice ou optar por outro modelo até a resolução do sinistro.
Quais são os cuidados necessários na hora de contratar?
Antes de incluir o carro reserva na sua apólice, é importante analisar se ela é viável financeiramente. Então o ideal é colocar tudo no papel e verificar qual o acréscimo do serviço. Feito isso, compare o valor adicional ao custo médio das diárias de locação.
Além disso, é imprescindível conhecer bem as condições de uso do carro reserva, uma vez que elas variam de acordo com a seguradora e com o plano contratado.
Outro fator a ser considerado é a existência de eventuais limitações ao uso do veículo reserva. Alguns contratos limitam o número de vezes que essa cobertura pode ser acionada (em alguns casos, o segurado só pode recorrer a ela uma única vez).
Além disso, você deve ficar atento ao uso que faz do veículo, pois algumas corretoras restringem o veículo reserva à utilização pessoal, o que impossibilita que você empregue-o para fins de trabalho.
Por isso incluir o carro reserva na cobertura do seguro traz muitas vantagens. Ficar sem automóvel após o sinistro pode inviabilizar a realização de algumas atividades, inclusive de lazer familiar. Lembre-se de que usar o carro reserva acarreta responsabilidades, no entanto. Por isso, é preciso manter a cautela ao dirigir e evitar riscos!
Portanto, não se esqueça de que o sucesso da proteção do patrimônio depende da escolha da corretora. Enfim, prefira empresas confiáveis e com boa reputação no mercado. Agora que você já sabe tudo sobre o carro reserva, confira como escolher o seguro do carro!
Imagens: Família no carro, motorista.